24/03/2010 10:39
- ULBRA CANOAS
Colégio São Lucas tem novo diretor
Conheça Éverton Vargas
Confira a seguir a entrevista realizada com o novo diretor:
ACS - Como surgiu o convite para assumir a direção do Colégio São Lucas? Você já esperava por ele?
Éverton Vargas - A professora Maria Karnopp, desde que assumiu a direção do São Lucas em 2006, implantou um trabalho de valorização das pessoas e reconhecimento dos talentos da Escola. Isso motivou vários profissionais, que demonstraram interesse em buscar capacitação constante e, assim, alcançando esse reconhecimento. Foi o que aconteceu também comigo, que me graduei em Administração pela ULBRA e, em 2009, recebi o convite para assumir a vice-direção do Colégio. Neste momento em que a ULBRA dá uma nova formatação ao Centro Tecnológico, a professora Maria assumiu a Direção Geral da Rede de Escolas da ULBRA, e fui indicado para assumir a direção do Colégio, missão que aceitei com muita satisfação e com a consciência do grande desafio que é gerenciar uma Unidade tão importante como o São Lucas.
ACS - Qual sua relação com a Unidade? Quando iniciou seu trabalho nela? Qual foi a trajetória?
Éverton Vargas - Tenho uma ligação muito forte com o Colégio São Lucas. Iniciei o trabalho em janeiro de 1999, como secretário da Escola, pela qual tenho um carinho muito grande. Em 2006, com a implantação da graduação pelo Ensino a Distância, assumi a coordenação desta modalidade de ensino, que atingiu o número de 400 alunos matriculados. Neste período estabelecemos um grande vínculo com a Associação Comercial e Industrial de Sapucaia do Sul, na qual assumi a função de diretor de Eventos, em 2007, representando o São Lucas. Também fui convidado a participar do Comitê Regional da Qualidade da cidade, como consequência da implantação do Programa de Qualidade no São Lucas, em 2008. No ano passado fui nomeado vice-diretor do Colégio e em março de 2010 tomei posse como diretor.
ACS - Quais são as principais metas e objetivos para o ano de 2010?
Éverton Vargas - Assumimos um compromisso junto à Reitoria da ULBRA de aumentarmos a rentabilidade da Unidade, mantendo a excelente qualidade de ensino que já oferecíamos. Já estamos obtendo resultados, contribuindo para o projeto de reestruturação administrativa e financeira do complexo ULBRA. Nossas metas são audaciosas para 2010. Pretendemos retomar a construção de mais duas salas de aula e salão de eventos e recreação para alunos dos anos iniciais, obra que foi interrompida em 2009. Já tivemos um aumento significativo no número de alunos matriculados na Educação Infantil, resultado do excelente trabalho que nossos professores vêm realizando. Nosso objetivo é consolidar cada vez mais e nos tornarmos referência na região neste nível de ensino. Na Educação Profissional, estamos com o processo de autorização do curso Técnico em Gestão da Qualidade tramitando no Conselho Estadual de Educação e queremos ingressar, ainda em 2010, com processos de autorização de funcionamento para os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Instrumentação Industrial e Redes de Computadores, fortalecendo ainda mais a Educação Profissional, que já é um dos líderes de mercado e referência de educação na Região do Vale dos Sinos.
ACS - Na sua opinião, quais são as vantagens para quem realiza um curso técnico? É um mercado em expansão?
Éverton Vargas - Com certeza o curso técnico é um espaço que está em grande expansão, visto que o aluno pode adquirir sua formação profissional paralelamente ao Ensino Médio, abrindo portas no mercado de trabalho e ampliando seu leque de empregabilidade. É muito importante também para os alunos que já trabalham, pois a maioria das empresas não admite mais a permanência ou a contratação de funcionários sem a devida qualificação para seu quadro de pessoal. O conhecimento empírico cada vez mais perde espaço para a formação científica e as pessoas devem buscar crescimento constante, pois as melhores oportunidades certamente virão para os profissionais mais qualificados. Neste contexto, o curso técnico surge como uma das formas mais rápidas e eficazes de oportunizar o crescimento na carreira.
ACS - Quais são os principais projetos realizados pela escola e seus objetivos?
Éverton Vargas - O São Lucas apresenta um crescimento constante desde 2007, tanto na questão de infraestrutura, com investimentos na área física e tecnológica, quanto no número de matriculados em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, o foco na qualidade de ensino e nas relações interpessoais de excelência busca o crescimento integral do aluno como cidadão. Na Educação Profissional, o trabalho focado em projetos, aulas práticas, professores e equipe pedagógica de excelência, e um nível de exigência compatível com o do mercado de trabalho, mostra-se eficiente para a formação de qualidade dos nossos alunos, além de uma rápida inserção e ascensão profissional. Através do Salão de Projetos e da Feira de Iniciação Tecnológica, muitos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos foram implementados em grandes empresas e vários outros já foram comercializados, rendendo frutos aos alunos na parte financeira e empresarial. Desta forma, com um trabalho focado na qualidade de ensino e na formação integral do ser humano, o São Lucas busca atingir sua visão, que é "Ser referência na Região Metropolitana, através da excelência em educação".
ACS - Como é o relacionamento do Colégio com a comunidade de Sapucaia do Sul?
Éverton Vargas - Temos um relacionamento excelente com a comunidade local, estabelecendo trabalhos de ação social junto à Casa de Passagem de Sapucaia do Sul e a outras entidades assistenciais. Eles ocorrem através da atuação eficiente da Pastoral e da equipe pedagógica da Escola, envolvendo pais, alunos e professores. Estabelecemos também laços estreitos de parceria com as outras escolas, cedendo o espaço físico para capacitação de professores, oferecendo cursos de atualização para docentes da rede pública, entre outros. Cursos de extensão gratuitos ou com valores simbólicos são ofertados a cada semestre para a população de Sapucaia do Sul, além de atividades culturais e de lazer proporcionadas pela Escola, como o Dia da Responsabilidade Social, o Salão de Projetos, a Feira de Iniciação Científica e Tecnológica e Escolinha de Futsal. A relação do Colégio com a comunidade se solidifica cada vez mais também com a sua inserção nos projetos culturais do município.
ACS - Qual o diferencial do São Lucas?
Éverton Vargas - O colégio São Lucas possui uma estrutura física de grande qualidade, com laboratórios equipados, ginásio poliesportivo, anfiteatro climatizado e quadro digital interativo. Em um universo onde a tecnologia está cada vez mais globalizada e os recursos estão ao alcance de todas as camadas sociais, acreditamos que o relacionamento é o grande diferencial que uma instituição de ensino pode oferecer. No São Lucas o aluno é tratado individualmente, respeitando as suas peculiaridades e a sua intimidade. O professor busca desenvolver os estudantes conforme suas habilidades, estimulando os pontos fortes e neutralizando os fracos. A equipe diretiva tem uma relação muito estreita com toda a comunidade escolar, buscando ouvir a todos e direcionar suas ações, de forma a atender e satisfazer os pais e alunos. Os valores cristãos, bastante trabalhados pela Pastoral Escolar, surgem também como um grande diferencial, com vistas a melhorar o mundo em que vivemos, diminuindo a violência e buscando a paz entre as pessoas.
ACS - Na sua opinião, como a educação pode mudar a vida das pessoas?
Éverton Vargas - Educação é a base de tudo. A Bíblia diz em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando velho, não se desviará dele". Por mais posses que tenhamos, o que deixamos de mais valioso para nossos filhos, sem dúvida, é a educação que pudermos oferecer a eles. A educação e a cultura têm um poder grandioso para mudar a vida das pessoas. Certamente aumentando o nível de educação do nosso povo se corrigirá uma série de problemas sociais que ocorrem justamente por falta de uma orientação e de uma educação de qualidade. Citando Pitágoras, "Educai as crianças e não será necessário punir os homens".
ACS - Se quiseres acrescentar alguma informação que julgues importante, este é o espaço.
Éverton Vargas - Agradeço à ULBRA por todas as oportunidades que me tem concedido e espero retribuir com muito trabalho e resultados consistentes. Sou um defensor incondicional da Instituição e lutarei com todas as minhas forças no que estiver ao meu alcance para que esta Instituição cresça cada vez mais e prospere no seu nobre objetivo de oferecer educação e saúde à população brasileira. Tenho certeza que o trabalho que está sendo desenvolvido pela Reitoria é extremamente sério e profissional e que trará, em breve, resultados muito favoráveis, vislumbrando um horizonte muito positivo para esta grande instituição de ensino.
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes