ULBRA
Santa Maria recebe visita de gestores municipais
ULBRA
A ULBRA Santa Maria recebeu na tarde do dia 14.07 a visita do prefeito municipal Cezar Schirmer e de sua equipe de Governo. O encontro deu início à aproximação da administração municipal com as instituições de ensino superior da cidade. O chefe do Executivo foi recebido pela direção da Universidade, coordenadores de curso e alguns professores. O objetivo principal da reunião foi conhecer os projetos que são desenvolvidos nos diversos cursos e estabelecer uma parceria para desenvolver estes projetos na gestão municipal. “Queremos usufruir deste conhecimento acumulado dentro da ULBRA”, declarou o prefeito.
Após o ato devocional, realizado pelo pastor Vilson Regina, o diretor Renato Brunet falou sobre a importância da parceria entre a ULBRA e a prefeitura de Santa Maria. Também realizou uma breve explanação da situação atual da Instituição que encontra-se em processo de reestruturação. “Nossos acadêmicos não tiveram e não terão nenhum prejuízo no âmbito do ensino, pesquisa e extensão” afirmou ele. Para mostrar um pouco do campus, foi exibido o vídeo institucional. Em seguida, Brunet apresentou a equipe de coordenadores de cursos.
Schirmer explicou que quis ver de perto de que forma a prefeitura pode usufruir do conhecimento acumulado pela Instituição. A idéia é estabelecer convênios para que a ULBRA possa desenvolver projetos de extensão junto ao poder público, nas mais diversas áreas do conhecimento: administração, empreendedorismo, arquitetura, esporte e lazer, psicologia, fisioterapia, direito e tecnologia da informação. "É o primeiro encontro que estamos fazendo. Quero que a prefeitura esteja mais próxima das suas instituições de ensino superior”, declarou Schirmer.
O prefeito informou que iniciou o projeto pela ULBRA, mas que irá procurar todas as demais instituições da cidade. O desejo do prefeito é que o conhecimento gerado nas faculdades e universidades de Santa Maria seja aplicado na cidade, gerando benefícios para toda a população. Depois da apresentação de alguns projetos foi designado o coordenador de Pesquisa e Extensão, Gilfredo Castagna, como interlocutor entre a ULBRA e a prefeitura.
Brunet reafirmou o seu desejo de firmar parcerias com o município e colocou a disposição toda estrutura da Universidade, inclusive um auditório para eventos, com aproximadamente 500 lugares. O diretor destacou a proximidade da ULBRA com o ser humano, através dos projetos de extensão que são desenvolvidos junto à comunidade, como a inclusão digital e projetos na área de educação física para alunos da rede pública, entre outros.
Coordenadores expõem projetos
Os coordenadores dos oito cursos oferecidos pela ULBRA Santa Maria apresentaram ao prefeito e sua equipe alguns projetos que são desenvolvidos na Universidade e que, segundo avaliam, poderiam contribuir para administração pública municipal.
No curso de Administração a coordenadora Gibsy Caporal apresentou, ao prefeito e secretariado, projetos de gestão de pessoas, que inclui o aperfeiçoamento de servidores no ambiente público. Outro projeto que pode ser desenvolvido, e que interessou bastante ao secretário de Desenvolvimento Econômico Cezar Busatto, é o cadastramento de todas as empresas da Região.
Na Arquitetura, o coordenador Fábio Müller citou alguns projetos e convidou o professor Marcos Vaghetti para apresentar um projeto, que já está sendo desenvolvido no curso, de habitações populares auto-sustentáveis, com baixo custo, para ser implementado junto com a secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços, Escritório da Cidade e PAC. A intenção do professor é construir um protótipo no campus, para depois ser implantado em comunidades de baixa renda.
Na área do Direito o coordenador Mauro Cervi, ressaltou que a Instituição pode desenvolver projetos de extensão voltados à cidadania nas escolas, além da criação de um Núcleo de Conciliação e apoio à regularização fundiária em áreas de risco, entre outros.
Na Educação Física e Estética e Cosmética, a coordenadora Regina Copetti apresentou o projeto de melhoria das aulas de Educação Física nas escolas do município, e projetos de atividades físicas, recreativas e de estética para a terceira idade, a exemplo do que já é praticado junto ao Lar das Vovozinhas.
Na Fisioterapia, a professora Mônica Zeni expôs projetos de mobilidade humana e de fisioterapia comunitária, este último já se encontra em execução no PSF da Vila Santos.
Em conjunto com o curso de Psicologia, podem ser desenvolvidos projetos voltados à prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde nas escolas públicas, com orientação sobre planejamento familiar e prevenção à gravidez na adolescência, conforme destacou a coordenadora Cristiana Caneda. Também podem ser desenvolvidos projetos para trabalhar com indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade social.
Na área de Tecnologia da Informação, o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Rogério Xavier Azambuja, explicou que o objetivo do curso é estudar as tecnologias e oferecer soluções para a sociedade. Outra meta é ampliar o trabalho, que já vem sendo desenvolvido, de inclusão digital dos alunos da rede pública.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra