16/07/2009 14:32
- ULBRA CANOAS
Acadêmicos relatam atividades práticas
Os acadêmicos de Comunitária II relataram para seus colegas e também para os de Comunitária I suas experiências ao realizar atendimentos domiciliares na Unidade de Saúde da Família da Vila Santos durante todo o semestre. Segundo a professora das disciplinas, Mônica Rosa Zeni, para os estudantes que ainda estão aprendendo a teoria esse estudo teórico passa a fazer sentido quando se deparam com a prática. "No momento em que eles realizam atendimentos domiciliares acabam se mobilizando para entender o papel social do fisioterapeuta na atenção básica à saúde, e percebem que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas mesmo sem grandes aparatos tecnológicos", afirma Mônica.
Enilda da Luz Machado, 66 anos, moradora da Vila Goiânia, foi uma das pacientes atendidas. Ela foi ao campus dar seu depoimento em sala de aula. "Eu era uma pessoa triste, não conseguia abrir as mãos, nem caminhar direito. Os acadêmicos e a professora me fizeram massagens, me ensinaram a fazer alongamentos e mudar minha postura. Hoje sou feliz, faço exercícios e atividades físicas sozinha", relata ela sorrindo e emocionada.
O pastor Vilson Regina, capelão do campus, acompanhou os relatos dos acadêmicos e considera o trabalho como um complemento muito significativo ao ensino de sala de aula. "Gostei porque vi nos relatos que não se tratava de uma atividade para cumprir exigências acadêmicas. Os alunos se envolveram e se mobilizaram com o sofrimento e a dor dos outros e fizeram o que puderam para ajudar", destaca ele.
Os acadêmicos de Estética e Cosmética também apresentaram em sala de aula os projetos realizados durante o semestre nas disciplinas de Estética e Sociedade I e II. A turma foi dividida em quatro grupos que realizaram diferentes atividades. O grupo de Biosegurança levou informações aos pequenos salões de beleza da cidade. As Amigas da Beleza em nome da saúde realizaram atividades junto às agentes comunitárias de saúde da Vila Santos, e Grupos de Terceira Idade do Centro Desportivo Municipal e Monet Plazza Shopping. Outro grupo divulgou o curso e a profissão de tecnólogo em Estética e Cosmética junto aos alunos de ensino médio de algumas escolas estaduais da cidade. E o quarto grupo, com o tema Fitoterapia, atuou junto às agricultoras do Projeto Esperança /Cooesperança.
Segundo a professora Mônica os acadêmicos cumpriram o objetivo da disciplina que é de mostrar à sociedade o papel profissional do tecnólogo em estética como profissional da saúde.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra