Copa das oportunidades
Copa das oportunidades movimentou a ULBRA
Copa das oportunidades movimentou a ULBRA
Benefícios da realização da Copa de 2014 foram debatidos
A ULBRA sediou nesta quarta-feira, 26.05, o seminário A Copa das Oportunidades, realizado pela Prefeitura de Canoas em parceria com a Universidade. O encontro, que contou com diversas personalidades políticas e representativas do meio esportivo, debateu os temas relativos à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, e Canoas como Sub-sede para os treinamentos de alguma seleção.
A abertura contou com a presença do prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário (Secopa) da capital, José Fortunati; do prefeito de Canoas, Jairo Jorge; do secretário Estadual (Secopa), Ricardo Seibel de Freitas Lima; da secretária municipal (Secopa), Rita de Cássia da Silva Oliveira; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth; e do vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.
No período da tarde, o tema Segurança na Copa foi debatido pelo secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Koppitke; pelo delegado de Polícia Civil, Guilherme Pacífico; pelo major da Brigada Militar, Adriano Clafke; e pelos peritos da Polícia Federal, Marcelo de Azambuja Fortes e Alexandre Brunato. Após este debate, foi realizado o desfile Copinha Escolar 10, com as escolas do município apresentando seus times infantis.
Após, o Estádio do Complexo Esportivo da ULBRA recebeu o jogo amistoso entre as equipes universitárias da Unisinos e da ULBRA. A partida serviu de preparação para as atividades programadas dentro do semestre pela gerência de Esportes Universitários da ULBRA. Os canoenses derrotaram a Unisinos pelo placar de 3 x 0.
Para discutir a influência da Copa na sociedade, os cursos de graduação Ciência Política e Ciências Econômicas da ULBRA promoveram o debate: Impacto da Copa, O preço da bola. Para falar sobre o tema foram convocados o professor de Economia da UFRGS, Antonio Lima, o gestor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Newton Baggio, e coordenador do curso de Ciência Política da ULBRA, Honor de Almeida Neto. Os profissionais abordaram o processo de formação dos atletas, os investimentos previstos e seus impactos na economia do estado, a gestão técnica de planejamento urbano visando preparar as cidades para 2014.
O prefeito de Canoas salientou a importância da realização de uma Copa do Mundo. “O esporte tem a capacidade de agregar de uma maneira incontestável. A África do Sul é uma prova disso, podemos ver as mudanças antes do evento ser realizado. Por onde um grande evento deste porte passa, ele deixa um legado importantíssimo para as pessoas. Para nós a Copa de 2014 será a Copa da Transformação”, finalizou Jairo Jorge.
Segundo José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, Canoas será fundamental para a realização de uma Copa no Estado. “Porto Alegre conta com Canoas, sabemos que é indispensável a participação de Canoas e das universidades para o sucesso da campanha de Porto Alegre como sede de jogos. Não estou preocupado com as partidas, com os jogos em si, mas sim com a oportunidade de desenvolver nossas cidades. Queremos que a Copa mude positivamente a vida dos gaúchos. Não podemos perder este cavalo encilhado que está passando, obstáculos existem, mas temos plena capacidade de superá-los”, comentou.
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth, aposta na qualificação para o sucesso da realização da Copa do Mundo. “Nós, na ULBRA, temos o compromisso de formar profissionais capacitados a atender todas as necessidades desta Copa. Estamos muito felizes em receber este evento que visa diagnosticar os benefícios deste grande evento. A ULBRA não medirá esforços para que a Copa de 2014 seja um sucesso e um fator de transformação para muitas pessoas”, declarou.
Encerrando o evento, o coordenador do curso de Ciência Política da ULBRA, Honor de Almeida Neto, apresentou sua pesquisa sobre a formação de crianças e adolescentes no Sport Club Internacional. Honor informou dados das condições de jovens das categorias de base e a influência do futebol durante a infância. “Parte dos pais acredita que os filhos possam resistir a qualquer tipo de pressão, mas precisa-se atenção aos riscos deste processo interferir na escola e na referência de ter infância”, finalizou referindo-se ao comprometimento do jovem com o esporte.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra