PIBID
ULBRA inicia nova fase do PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
ULBRA inicia nova faseULBRA inicia nova fase do PIBID O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Edital Nº 061 de 2013 do Ministério da Educação teve inicio das suas atividades no mês de março na ULBRA em Canoas. Nessa edição, a Universidade Luterana do Brasil aumentou a sua participação para seis campi. Foram integrados os campi de Gravataí, Guaíba e São Jerônimo, se unindo aos de Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria que já participavam do projeto.
O PIBID serve como incentivo para os acadêmicos dos cursos de licenciatura a desenvolverem suas atividades dentro das escolas públicas que possuem carência de professores. Contando com o apoio de um coordenador e um supervisor, os bolsistas de Iniciação à Docência atuam diretamente na escola, tendo a vivência de dentro da sala de aula e sendo orientado desde o planejamento até a execução de projetos com os alunos. Neste ano serão trabalhados 22 subprojetos em 28 escolas de educação básica e de ensino médio. Estão envolvidos 217 bolsistas de Iniciação à Docência, 34 bolsistas supervisores e 24 coordenadores de área de 20 cursos de licenciatura.
Segundo a diretora geral de Ensino da ULBRA e coordenadora institucional, Graziela Oyarzabal, o PIBID oferece aos bolsistas uma experiência diferente do estágio. "Eles atuam no planejamento dos projetos e na prática com os alunos, tornando-os mais críticos e podendo dar uma maior contribuição na escola. Alguns bolsistas acabam se destacando, se reafirmando com a escolha pela docência e acabam recebendo propostas de trabalho".
Para a aluna de Ciências Biológicas da ULBRA, Débora Chaves, a participação no PIBID superou as expectativas. "No início do projeto achei que era uma oportunidade de treinar, ou seja, de ser professor sem o nervosismo de ser o titular, mas foi muito mais do que isso. O PIBID proporcionou aos bolsistas a vivência em sala de aula, a convivência com a equipe de uma escola, a experiência de preparar aulas e projetos, participar de conselhos de classe, entrega de boletins, enfim, vivências que não ocorrem durante a vida acadêmica".
Débora diz ainda que o programa ensina a elaborar resumos, artigos e apresentações, além de incentivar aos acadêmicos a participarem de eventos como salões, simpósios, seminários, atividades que muitos desconhecem ao longo da graduação. "O PIBID é uma excelente ferramenta que os "licenciandos" têm em mãos, pois é uma forma de vivenciar toda a teoria de sala de aula com a segurança do amparo de um supervisor e um coordenador. Ao participar deste projeto podemos reafirmar se a escolha por uma licenciatura é acertada ou não". do PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Edital Nº 061 de 2013 do Ministério da Educação teve inicio das suas atividades no último dia 11 de março na ULBRA em Canoas. Nessa edição, a Universidade Luterana do Brasil aumentou a sua participação para seis campi. Foram integrados os campi de Gravataí, Guaíba e São Jerônimo, se unindo aos de Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria que já participavam do projeto.
O PIBID serve como incentivo para os acadêmicos dos cursos de licenciatura a desenvolverem suas atividades dentro das escolas públicas que possuem carência de professores. Contando com o apoio de um coordenador e um supervisor, os bolsistas de Iniciação à Docência atuam diretamente na escola, tendo a vivência de dentro da sala de aula e sendo orientado desde o planejamento até a execução de projetos com os alunos. Neste ano serão trabalhados 22 subprojetos em 28 escolas de educação básica e de ensino médio. Estão envolvidos 217 bolsistas de Iniciação à Docência, 34 bolsistas supervisores e 24 coordenadores de área de 20 cursos de licenciatura.Segundo a diretora geral de Ensino da ULBRA e coordenadora institucional, Graziela Oyarzabal, o PIBID oferece aos bolsistas uma experiência diferente do estágio. "Eles atuam no planejamento dos projetos e na prática com os alunos, tornando-os mais críticos e podendo dar uma maior contribuição na escola. Alguns bolsistas acabam se destacando, se reafirmando com a escolha pela docência e acabam recebendo propostas de trabalho".
Para a aluna de Ciências Biológicas da ULBRA, Débora Chaves, a participação no PIBID superou as expectativas. "No início do projeto achei que era uma oportunidade de treinar, ou seja, de ser professor sem o nervosismo de ser o titular, mas foi muito mais do que isso. O PIBID proporcionou aos bolsistas a vivência em sala de aula, a convivência com a equipe de uma escola, a experiência de preparar aulas e projetos, participar de conselhos de classe, entrega de boletins, enfim, vivências que não ocorrem durante a vida acadêmica"Débora diz ainda que o programa ensina a elaborar resumos, artigos e apresentações, além de incentivar aos acadêmicos a participarem de eventos como salões, simpósios, seminários, atividades que muitos desconhecem ao longo da graduação. "O PIBID é uma excelente ferramenta que os "licenciandos" têm em mãos, pois é uma forma de vivenciar toda a teoria de sala de aula com a segurança do amparo de um supervisor e um coordenador. Ao participar deste projeto podemos reafirmar se a escolha por uma licenciatura é acertada ou não".
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