Ana Paula Maciel
Bióloga falou sobre trajetória profissional e ações da ONG
Ativista do Greenpeace palestra na ULBRA Canoas
A ativista da Organização Não Governamental Greenpeace, e egressa do curso de Ciências Biológicas da ULBRA Canoas, Ana Paula Maciel, esteve na Universidade na noite da última terça-feira, 11.02, como palestrante da Aula Magna do curso. A bióloga contou sobre sua experiência profissional e vivência junto às ações realizadas pela ONG. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico das Ciências Biológicas (CABio), contou ainda com a participação de alunos e docentes dos cursos das áreas de Licenciatura, Comunicação, Engenharias e Gestão.
Ana Paula iniciou a palestra fazendo um breve relato sobre o início de sua carreira e a decisão por se tornar voluntária do Greenpeace, há nove anos. A bióloga explicou sobre as funções de voluntários e profissionais e como são planejadas as ações do grupo, respondendo às questões de estudantes e professores.
Para a ativista, a prisão na Rússia, ocorrida em setembro de 2013 durante protesto contra a exploração de petróleo no Ártico, trouxe uma grande visibilidade para as discussões propostas pelas entidades ambientalistas. “No Brasil nunca se falou tanto em meio ambiente. A mensagem que se quer passar é de alerta para os desequilíbrios e extremos climáticos que o planeta vem sofrendo nos últimos tempos”, argumenta. Ela alerta que é preciso mudar de atitude em relação ao mundo em que vivemos. “A situação é realmente muito séria. Precisamos e podemos tomar uma atitude. Basta apenas ter vontade política para isso”, argumenta.
Relembre o caso
Ana Paula e mais 29 integrantes do Greenpeace foram detidos nas águas do Ártico, em 19.09.2013, pela guarda fronteiriça da Rússia quando tentavam subir na plataforma Prirazlomnaya, da Gazprom, que segundo a ONG descumpre medidas de segurança e ameaça o ecossistema da região. Sob a acusação de pirataria marítima, o grupo ficou detido nas cidades russas de Murmansk e São Petersburgo, em um caso de grande repercussão internacional. Os ativistas foram soltos sob fiança e, posteriormente, receberam a anistia da acusação de vandalismo, o que possibilitou o retorno de Ana Paula ao Brasil no dia 28.12.
Desmatamento Zero
Ana Paula Maciel aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre a Lei do Desmatamento Zero e levou o documento oficial pedindo as assinaturas dos presentes. “Precisamos de 1% de assinaturas da população votante do País para que a proposta seja levada à apreciação no Congresso Nacional”, destacou. Para assinar basta buscar informações nos sites www.desmatamentozero.org.br ou www.greenpeace.org.br.
A egressa do curso de Ciências Biológicas, Bárbara de Abreu Borba, que prestigiou o evento, destacou a importância dos temas discutidos. "Ao chamar atenção para a busca por uma política ambiental mais justa, Ana Paula torna-se um exemplo para os estudantes da área", salientou Bárbara.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras