Edmundo Bin
Estudante de Engenharia Química busca novos conhecimentos
Intercâmbio Universitário: da ULBRA Canoas para o Canadá
O aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Química da ULBRA Canoas, Edmundo Roberto Bin, 21 anos, está realizando intercâmbio universitário no Canadá. O estudante, que chegou à cidade canadense de Edmonton dia 01.01, está frequentando aulas na instituição denominada Concordia University College of Alberta, que é conveniada com a ULBRA.
Contando com a intermediação do setor de Relações Internacionais da Universidade, o intercâmbio de Edmundo ocorre através de uma iniciativa do governo canadense que promove o programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior do Brasil e de países da América Latina e Caribe que possuem acordo de cooperação com universidades do Canadá. As bolsas de estudos oferecidas são para graduação, pós-graduação e pesquisa, possuindo duração de quatro a seis meses. Os custos de translado, moradia, alimentação e material didático são pagos pelo governo canadense.
Edmundo permanecerá realizando o intercâmbio universitário até o término do semestre e seu retorno ao Brasil está programado para o dia 07.05.
Segue abaixo entrevista com o aluno após um mês de permanência no Exterior.
ULBRA – Quais foram suas primeiras impressões do Canadá?
Edmundo– Uma característica que pude perceber desde que entrei no país (em Toronto), é que a população é muito educada e prestativa, o atendimento ao público é muito bom em quase todos os lugares. O transporte público funciona bem, com integração entre trens e ônibus. Destaco ainda que o Canadá é conhecido por sua multiculturalidade de povos.
ULBRA– Quais são suas observações sobre a instituição universitária que você está frequentando?
Edmundo– A Concordia University College of Alberta é pequena em número de estudantes e a proporção de alunos estrangeiros é razoavelmente grande, o que possibilita aos estrangeiros receberem suporte e atenção diferenciados.
ULBRA– Quais são as disciplinas que você está cursando aí no Canadá?
Edmundo – Estou cursando cinco disciplinas. São elas: Introdução a Métodos Estatísticos; Química Analítica Quantitativa II; Química Inorgânica II - Metais de Transição; Modelagem Molecular; e uma disciplina de Físico-Química.
ULBRA– Além do conhecimento técnico em nível acadêmico, o que mais te motivou a estudar no exterior?
Edmundo– A possibilidade de aperfeiçoar a língua inglesa, além de fazer novos contatos. Tudo isso permitirá que eu obtenha uma formação diferenciada.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras