Fórum Mundial da Educação 2014
Professores e alunos participaram de atividades no evento
ULBRA: marcando presença no Fórum Mundial da Educação
O Fórum Mundial da Educação (FME) 2014 realizado, na ULBRA Canoas, de 21 a 23.01, teve entre seus propósitos promover o intercâmbio livre de experiências e a articulação para as ações de organizações e movimentos sociais. E a Universidade Luterana do Brasil marcou presença com docentes e alunos que participaram de debates, grupos de trabalhos e oficinas.
O professor dos cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária da ULBRA Canoas, Rossano Dal-Farra, fez a mediação no grupo de trabalho Educação no Paradigma Emergente. Contando com a presença de especialistas do Peru, Cuba e EUA, o grupo debateu um paradigma emergente que decorre de questionamentos existentes, em décadas passadas, com relação a propostas voltadas à ciência, ao meio ambiente, o ser humano e a sociedade.
O docente do curso presencial de Educação Física e Pedagogia EAD da Universidade, Ivan Basegio, coordenou o eixo temático Educação, Inclusão e Diversidade, fazendo a avaliação dos trabalhos apresentados. Além disso, acompanhou seus alunos na apresentação do projeto extensionista Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE). O projeto atende crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais especiais.
No eixo temático Educação, Direitos Humanos e Cultura da Paz, a professora de Pedagogia da Instituição, Jaqueline de Menezes Rosa, apresentou trabalho em conjunto com duas alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da ULBRA. A apresentação teve seu foco em projeto que foi realizado em escolas municipais de Canoas referente à leitura e a educação, que tem o propósito de socializar o trabalho de iniciação da docência. No eixo temático Educação, Ambiente e Sustentabilidade também foram apresentados trabalhos. Em um deles, a professora do curso de Educação Física da Universidade, Andréia Bitencourtt de Souza, coordenou o projeto intitulado Reciclando, transformando e praticando uma visão da Educação Física a partir do PIBID da ULBRA Canoas. Já a professora do curso de Geografia, Heloisa Gaudie Lindau, esteve à frente do trabalho denominado Geografia, Ambiente e Cidadania.
Os docentes Tânia Renata Prochnow, Soraia Girardi Bauermann e David Cafruni Ferreira também participaram de atividades no Fórum Mundial de Educação.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde