Fórum Mundial da Educação 2014
Evento aborda Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias
Ministra Maria do Rosário presente na abertura oficial
Confira o álbum de fotos do evento.
Teve início na manhã desta terça-feira, 21.01, o Fórum Mundial de Educação Temático – Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias (FMEPRMP) na ULBRA Canoas. O evento, que integra o Fórum Social Mundial (FSM), constitui-se em um espaço de debates de questões relacionadas à educação e vai destacar a função da escola, o uso das tecnologias e o apontamento das necessidades das instituições de ensino nas cidades e nas periferias.
Após o teatro de bonecos animados, do grupo Anima Sonhos, e da apresentação musical do grupo de crianças Trilhos Sonoros, foi realizada a solenidade de abertura oficial do evento.
Integraram a mesa de composição da abertura oficial, a ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; a secretária interina da Educação do Rio Grande do Sul, Maria Eulália do Nascimento; o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Pedro Westphallen; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge e a vice-prefeita, Beth Colombo; o secretário municipal de Educação de Canoas, Eliezer Pacheco; o coordenador da Secretaria Executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação da Espanha, Albert Sansano; a secretária geral do Conselho Internacional de Educação para Adultos (ICAE-Uruguai), Celita Eccher; e o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Valter Kuchenbecker.
A ministra Maria do Rosário destacou que o Fórum é dedicado à qualidade da educação e a formulação de uma proposta pedagógica educacional e popular. “A educação como direito humano abre todas as portas possíveis para a transformação da sociedade”, salientou. O pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, disse que a Universidade está muito lisonjeada por sediar o evento. “Uma instituição universitária é construída com tese, síntese e antítese. Espero que o fórum possa impactar e transformar uma educação de qualidade para todos”, ressaltou. Durante a solenidade foram lembrados os 50 anos do Programa Nacional de Alfabetização do Ministério da Educação, mediante o uso do Sistema Paulo Freire.
O Fórum Mundial de Educação segue com debates, grupos de trabalhos, oficinas e atividades culturais nos dias 21, 22 e 23.01 nas dependências da ULBRA Canoas.
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal