Reitoria em Ação
ULBRA mantém o IGC satisfatório
ULBRA mantém o IGC satisfatório
A ULBRA manteve a nota 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), conforme a publicação do Ministério da Educação realizada nesta sexta-feira (6.12.13), no Diário Oficial da União. O resultado se refere aos cursos da Instituição avaliados em 2012. Todos os cursos, presenciais e a distância da ULBRA foram aprovados pelo INEP/MEC.
O contexto da nota 3 agrega o desempenho dos estudantes no ENADE, as informações preenchidas pelos alunos no Questionário do Estudante e informações de infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente da Instituição.
O IGC 3, contínuo, encerra um Ciclo Avaliativo do Sinaes que engloba o triênio 2010-2012, nos quais foram avaliados 26, 51 e 42 cursos da ULBRA, respectivamente em cada ano. “Esse Ciclo Avaliativo está provando que os cursos da ULBRA avaliados atendem às exigências do MEC. E se confirma que, a cada ano, mais cursos da Instituição atingem os melhores conceitos – 4 e 5”, afirma o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Willy Rieth.
O pró-reitor adjunto de Ensino Presencial, Pedro Antônio González Hernández, ressalta que nos cursos avaliados em 2012, 97,57% atingiram CPC de aprovação e 2,43% ficaram sem conceito. Nenhum curso foi reprovado. “O exame expressa o desempenho qualificado dos nossos alunos”. Essa tendência vem se comprovando também nas avaliações externas, que são realizadas pelas comissões do MEC, a partir de 2009. “Há coerência entre as avaliações. Isso demonstra que estamos atingindo o objetivo que se coloca na Universidade de acompanhar o aluno e qualificá-lo”, afirma Hernández.
Rieth acrescenta que “os bons resultados também advêm do conjunto de ações instituídas pela ULBRA para manter um quadro de professores qualificados, com alta titulação e com maior tempo de dedicação à docência”. O pró-reitor cita, ainda, a atualização do Plano Pedagógico Institucional (PPI), que implementou uma nova dinâmica aos processos pedagógicos dos cursos. Segundo Rieth, a Universidade quer cada vez mais ter o controle do processo de progressão da aprendizagem do aluno. “Buscamos identificar problemas e corrigi-los. Temos as tecnologias que nos ajudam a fazer isto. Estamos permanentemente capacitando o corpo docente e o quadro técnico-administrativo, buscando a aprendizagem maior e a qualificação do nosso aluno”, garante.
A diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, destaca o trabalho contínuo que é realizado na Universidade. “Com os esforços que estamos empreendendo, temos a expectativa de chegar ao IGC 4 ou até 5, nos próximos anos”. Dois cursos da ULBRA que tinham obtido conceito 2, em 2010, passaram novamente por avaliação em 2013 e conquistaram a nota 4. São Agronomia, do campus Canoas, e Fisioterapia, de Santa Maria. Outros dois que obtiveram conceito 2 em 2011 estão passando pelas mesmas ações de reestruturação e aguardam as visitas de avaliação – Física e Letras - Português, de Canoas.
O Conceito Preliminar de Curso, que é a avaliação externa, tem elementos que avaliam a aprendizagem do aluno e se a percepção que ele tem do curso é a mesma da Universidade. A avaliação interna é preventiva, procura detectar os problemas e resolvê-los. A avaliação externa detecta a sintonia existente entre a Universidade e o aluno. “Os resultados confirmam que estamos ampliando a nossa sintonia”, diz o pró-reitor acadêmico.
Na foto, os pró-reitores Pedro Hernandez (E) e Ricardo Rieth (D) e a diretora Graziela.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado