Responsabilidade Empresarial
Projetos sociais da ULBRA e Cristo Redentor são reconhecidos
Projetos sociais da ULBRA e Cristo Redentor são reconhecidos
No dia 28.11, a ULBRA Canoas e o Colégio ULBRA Cristo Redentor foram agraciados com o Prêmio Reconhecimento Responsabilidade Empresarial, da Rede ONG Parceiros Voluntários, em uma cerimônia na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics), pelas suas iniciativas de destaque em responsabilidade socioambiental. A colaboradora Cristina Tonial, da Diretoria de Assuntos Comunitários, setor da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, representou a ULBRA.
O Colégio Cristo Redentor mantém o programa Sociedade Comprometida, Sustentabilidade Garantida, (ilustrado nas fotos). Visando desenvolver princípios básicos de sustentabilidade e a preparação do cidadão para contribuir com a coexistência com o meio ambiente, o Cristo Redentor desenvolve projetos em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a Educação Profissional. Entre as atividades propostas é desenvolvida a reciclagem do lixo, a preservação ambiental, iniciando pelo respeito à vida e às plantas existentes nas instalações da escola. É mantida também a horta visando o desenvolvimento de princípios de agricultura orgânica e respeito ao ambiente.
Além destes projetos, o Colégio ULBRA Cristo Redentor desenvolve em parceria com empresas a coleta do óleo vegetal e o descarte de resíduos eletrônicos, chamados de “lixo digital”.
Na Feira de Iniciação Tecnológica (FIT), realizada anualmente pela Educação Profissional, através dos seus oito cursos técnicos, são desenvolvidos projetos de pesquisa que apresentam soluções sustentáveis para problemas graves ambientais do nosso cotidiano.
Como é o caso do projeto Desenvolvimento de um Biopolímero a partir do Amido de Milho, dos alunos do Curso Técnico em Química, que propôs a reprodução em escala laboratorial de um biopolímero a partir do amido de milho, transformado em sacolas plásticas, resolvendo assim a questão problemática do acúmulo e não degradação de plásticos e derivados de fonte não renovável.
Outro exemplo é o projeto Reciclagem do Papel Couché Utilizado na Indústria Gráfica, também de alunos do Curso Técnico em Química, que teve como objetivo a reciclagem deste tipo de papel, que atualmente tem sido descartado, aumentando assim os danos ambientais.
* Na foto, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, está acompanhado de Cristina Tonial, que fez a entrega dos troféus ao gestor da ULBRA..
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD