Bolsistas do PIBID
Pibidianos discutem os reflexos do Programa nas escolas
Alunos das licenciaturas apresentam projetos
A ULBRA realizou na quinta-feira, 28.11, o 3º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), reunindo os projetos de Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria. O evento, que teve como tema A Gente Não quer Só Escola, a Gente quer Educação Inteira e Não pela Metade, contou com a participação de docentes e alunos bolsistas da FEEVALE, UNISINOS, UNILASALLE, PUCRS, UFRGS e Instituto Federal de Porto Alegre. Compuseram a mesa de abertura do Encontro o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Rieth; a diretora de Ensino e coordenadora institucional do PIBID ULBRA, Graziela Oyarzabal; a coordenadora de Ensino da FEEVALE, Inês Caroline Reichert; e o coordenador de Ensino da UNISINOS, Luís Henrique Sommer.
A professora Graziela Oyarzabal destacou que o PIBID qualifica os futuros professores e resulta também em uma reflexão mais ampla, com novos questionamentos, mais empenho e entusiasmo dos acadêmicos que têm a possibilidade de ter a prática em sala de aula.
Durante todo o dia alunos e professores apresentaram pôsteres e trocaram experiências sobre os projetos desenvolvidos durante o semestre pelos grupos de bolsistas junto às escolas dos três municípios -- Canoas, Cachoeira do Sul e Santa Maria, além das atendidas por outras instituições de ensino superior.
PIBID nas escolas
A mesa-redonda Os impactos do PIBID nas Escolas de Educação Básica contou com as presenças da secretária adjunta de Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação de Canoas, Janete Jachetti; a professora Silvia Beatriz Borges da Silva, representando a Secretaria de Educação de Santa Maria; e a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Cachoeira do Sul, Claudia Vargas. As convidadas destacaram a importância do PIBID. "Esta docência compartilhada que o projeto possibilita também faz com que os professores do município se sintam motivados a buscar novas ideias e qualificação", argumentou Janete.
Através do Programa, alunos bolsistas da ULBRA desenvolvem atividades em nove escolas municipais de Canoas, quatro de Santa Maria e duas em Cachoeira do Sul. A proposta deve ser ampliada em 2014. Na cidade de Canoas, a parceria com a Secretaria de Educação já confirmou o atendimento a pelo menos uma Escola de Educação Infantil, através de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade. Além disso, o curso de Dança da ULBRA Canoas também terá oferta de bolsas do PIBID para o próximo ano.
Os alunos e os professores municipais, que atuam como orientadores no Programa recebem bolsa paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras