Alunos fotografam
Disciplina de Fotografia Documental realiza a exposição
Exposição Vila dos Ferroviários: um resgate histórico
Confira aqui a reportagem da RBS TV sobre o trabalho do curso de Fotografia.
A disciplina de Fotografia Documental do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Fotografia da ULBRA Canoas realizou uma atividade que resultou na Exposição Vila dos Ferroviários – Uma Experiência Documental. A mostra está acontecendo na sede do clube Grêmio Esportivo Ferrinho, localizado na Vila dos Ferroviários, Parque Humaitá, região onde ocorreram os registros fotográficos.
A exposição é fruto de uma atividade realizada pelos alunos de Fotografia Documental em parceria com o clube da região, em um trabalho conduzido por um estudo embasado na antropologia de imagens. A professora titular da disciplina, Alice Bemvenuti, propôs aos estudantes que eles realizassem uma descrição, através de um olhar captado em imagens da Vila dos Ferroviários. A atividade realizada em dois semestres pelos discentes da mesma disciplina resultou em cerca de 5.000 fotos, sendo que 85 estão expostas, devido a um trabalho de curadoria feito para selecioná-las. Na etapa inicial do trabalho, realizada em 2012, os estudantes fizeram um reconhecimento geral na Vila dos Ferroviários. No segundo momento, já em 2013, foi estabelecido que fotos e entrevistas seriam realizadas nas residências situadas na rua Diretor Augusto Pestana. “Os estudantes buscaram identificar, entre moradores do local, os que ainda eram ferroviários, aqueles que exerceram essa função e também aqueles que são descendentes de ferroviários”, explicou a professora Alice. Foram visitadas as 60 casas da rua e os registros fotográficos ocorreram à medida que os moradores eram entrevistados. Foram captadas imagens que mostram a vida, com o cotidiano e a rotina das pessoas do local. De acordo com a docente, o resultado foi surpreendente e muito positivo. “As fotos são impactantes, pois mostram pessoas, fachadas, casas e detalhes. As imagens descrevem a história e a potência da região”, afirmou.
As atividades promovidas pelo grupo do CST em Fotografia além de chamarem a atenção de quem habita na região, ainda despertaram um interesse especial do morador local, Roger de Souza Fagundes. “Ao presenciar a atividade de campo feita pelo grupo, fiquei tão motivado que resolvi buscar formação nessa área. Fiz a prova do ENEM, fui aprovado e hoje frequento as aulas do CST em Fotografia na Universidade”, salientou Roger. Já para seu colega Everton Silveira, que atua no segmento fotográfico de moda, o trabalho foi uma espécie de imersão na comunidade. “Por estarmos chegando em um local diferente e fazermos os registros, eu aprendi a lidar com respeito e gratidão, pois represento uma espécie de estrangeiro na região”. Para realizarem as atividades que resultaram nas fotos, o grupo contou com o auxílio do administrador do clube há 19 anos, Hélio Bueno da Silveira e do morador local, Rui Peixoto. Para a professora Alice Bemvenuti, a mostra fotográfica revelou que a Vila dos Ferroviários apresenta potencial ligado a um patrimônio cultural muito grande. “Os moradores da região precisam perceber isso. As atividades no local terão continuidade”, revelou a docente.
A exposição poderá ser visitada no Grêmio Esportivo Ferrinho, até 31.03.2014, com entrada franca. O clube está situado na Rua Dona Teodora, 1250, Parque Humaitá - Vila dos Ferroviários, em Porto Alegre.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras