Domingo com a Orquestra
Orquestra executa composição inédita de Marcelo Nadruz
Execução inédita de composição de Marcelo Nadruz
Concertino "Ars Antiqua" para Contrabaixo e Orquestra é o nome da obra que estreia com solo de Alexandre Ritter, sob a batuta do maestro Tiago Flores. A programação ainda contempla Sonata para Cordas, de Carlos Gomes; e duas peças que levam o mesmo nome: Ponteio, de Claudio Santoro; e Ponteio, de Edu Lobo.
O próximo concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA será marcado pela primeira audição de Concertino "Ars Antiqua" para Contrabaixo e Orquestra, do músico, compositor, arranjador e maestro Marcelo Nadruz. O escolhido para solar a obra é o virtuoso Alexandre Ritter - professor de contrabaixo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Performance pela The University of Georgia - UGA (EUA). A apresentação ocorre neste domingo, 10.11, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). O concerto regido pelo maestro Tiago Flores é o oitavo da série Domingo Clássico Juvenil e tem entrada franca. Além desta peça, ainda constam no programa composições de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Edu Lobo.
O concertinho foi concluído em março de 2012 e, segundo Nadruz, estabelece um sincretismo entre a época medieval e a atualidade, unindo dois mundos, através de uma harmonia tradicional e, ao mesmo tempo, atual. Com a peça pronta, Nadruz sugeriu que a Orquestra de Câmara da ULBRA fosse a primeira a executá-la, sob a regência de Tiago Flores. “O maestro se identificou imediatamente com a obra e, ainda por cima, sugeriu o nome do não menos talentoso e grande músico, o excelente contrabaixista gaúcho Alexandre Ritter”, conta.
Marcelo Nadruz é compositor contemporâneo de música concerto, já tendo produzido inúmeras obras no universo sinfônico, camerístico e coral. Recentemente, foi contemplado com a gravação pelo Fumproarte do primeiro DVD de música de concerto contemporânea da história do Rio Grande do Sul.
Dois Ponteios – Claudio Santoro e Edu Lobo
Além Concertino "Ars Antiqua", o programa ainda prevê a execução de outras três obras. Duas delas levam o mesmo nome: Ponteio. Uma escrita pelo premiado compositor e violinista nascido em Manaus, Claudio Santoro (1919 – 1989), tido como um dos mais inquietos e polivalentes músicos brasileiros; e a outra, de Edu Lobo, composta em 1967 e apresentada no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.
Ainda será apresentada Sonata para Cordas, composta em 1894 por Antonio Carlos Gomes (1836 – 1896), um dos mais importantes compositores brasileiros. Dividida em quatro movimentos, possui características que lembram a música lírica italiana.
OITAVO CONCERTO DA TEMPORADA 2013
Quando: Domingo, dia 10 de novembro, às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a Associação Comunitária Morro da Cruz, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.
PROGRAMA:
MARCELO NADRUZ - Concertino "Ars Antiqua" p/ contrabaixo e orquestra / solista: Alexandre Ritter (contrabaixo)
CARLOS GOMES - Sonata para cordas
CLAUDIO SANTORO - Ponteio
EDU LOBO - Ponteio
REGÊNCIA: TIAGO FLORES
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras