Reitoria em Ação
Reitor apresenta perspectivas para a ULBRA na Federasul
Reitor apresenta perspectivas para a ULBRA na Federasul
Tendo como tema o Reposicionamento Estratégico da ULBRA, o reitor Marcos Fernando Ziemer foi o palestrante convidado desta quarta-feira, 23.10, da reunião-almoço Tá na Mesa, evento tradicional da Federasul, em Porto Alegre, que reúne representantes de vários segmentos da sociedade gaúcha.
Ao abrir o evento, Ziemer agradeceu a presença de todos e falou um pouco sobre a trajetória da Universidade Luterana do Brasil e seus 41 anos de fundação. Recordou que a ULBRA, até 2009, tinha um modelo de negócio e que o mesmo fracassou. “Nós retomamos a essência e a origem da Universidade, que é trabalhar com a educação. Aquele modelo que veio até 2009, disperso, com várias atividades, vários outros negócios em conjunto com a educação se mostrou inviável. Tanto é que levou a Instituição à situação que levou”. Destacou a decisão tomada em sua primeira gestão na Reitoria de focar em um só negócio: o ensino. “Centramos o nosso trabalho na qualificação do ensino. Essa foi a primeira decisão estratégica tomada em 2009 e estou convencido que acertamos, que a opção está correta”, afirmou o reitor.
Em termos de educação a aposta do reitor para 2014 é o início da oferta de bolsas integrais que serão oferecidas através do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior – PROIES, que prevê 49 mil vagas em 15 anos. Ele explicou os critérios para a obtenção dessa bolsa, que é semelhante ao PROUNI, programa já oferecido pela Instituição. “Vamos apresentar uma Universidade ao alcance de todos. Hoje a ULBRA já está acessível a todas as camadas da população”.
Já em termos de gestão, Ziemer explicou o que vem por aí: “estamos fazendo, neste momento um planejamento estratégico. Estamos revisando todo o conceito da Universidade, o modelo de governança, a nossa missão, a nossa visão, os nossos valores. Agora é o momento de nós reposicionarmos a Universidade e pensarmos em termos de futuro”.
Após falar sobre o mercado do ensino superior no Brasil, o reitor comentou sobre o desafio hoje das universidades, que é implantar um modelo de aprendizagem inovadora. “Nós estamos dentro de uma realidade em que o aluno que está chegando hoje na Universidade vive dentro de um outro mundo. Ele é um aluno que está ligado 24 horas com o mundo. Nós temos internamente que repensar a maneira de como nós vamos trabalhar essa aprendizagem com o aluno. No ensino a distância já temos algum avanço, mas queremos trazer muita coisa dessa modelagem de rede, de conexão para dentro do ensino presencial, isso está sendo trabalhado agora dentro da revisão que estamos fazendo nos projetos pedagógicos dos cursos. Na verdade é um desafio das universidades em geral”, pondera.
Também participaram do evento o pró-reitor Acadêmico Ricardo Rieth, o pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários Valter Kuchenbecker, o pró-reitor Adjunto de Ensino a Distância Pedro Cunha, o pró-reitor Adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Erwin Tochtrop Júnior, o diretor do Campus Canoas Erivaldo Diniz e a assessora de Gestão Acadêmica Iari de Menezes.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas