Semana da Medicina
Acadêmicos e profissionais discutem a Medicina Moderna
Acadêmicos e profissionais discutem a Medicina Moderna
O curso de Medicina da ULBRA Canoas encerra nesta quinta-feira, 24.10, a sua XVI Semana Acadêmica, com o tema Debates em Medicina Moderna. Entre os assuntos discutidos estão a homossexualidade e suas bases genéticas, a internação compulsória de usuários de crack, a ortotanásia, as políticas de saúde adotadas pelo governo brasileiro e o ponto de vista dos médicos sobre o caso da Boate Kiss.
A abertura do evento, realizada na terça-feira, teve o primeiro debate sobre Icteriícia: Abordagem Clínica x Abordagem Cirúrgica com a participação dos professores Themis Reverbel da Silveira e Fernando Farias (ULBRA). Logo após o tema Homossexualidade: Bases Genéticas x Bases Culturais foi discutido com a participação do professor Renato Flores e dos apresentadores do Programa Gay (Rádio Ipanema FM) Nanni Rios, Vitor Hugo Xavier, Julia Franz
As palestras de quarta-feira abriram espaço para debater temas ligados à Saúde Pública. No painel Boate Kiss, o professor Hugo de Oliveira (UFRGS), contou como foi o atendimento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre às vítimas do incêndio em Santa Maria.
Mais rigor no enfrentamento às drogas
O deputado federal Osmar Terra (PMDB) falou sobre o tema Crack: Internação Compulsória x Atendimento Humanizado, alertando sobre o aumento do uso da droga e a relação com o aumento da violência. Terra é autor do Projeto de Lei 7663/2010, já aprovado na Câmara Federal e com previsão de ser votado no Senado até o final deste ano. O projeto acrescenta e altera dispositivos à Lei
nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. “Já são seis milhões de dependentes químicos no Brasil e não há políticas públicas realmente eficientes para tentar combater essa epidemia. É preciso mais rigor no enfrentamento às drogas”,argumentou.
As atividades da Semana Acadêmica se encerram nesta quinta-feira, com o painel Ato Médico e Crise na Medicina, com o professor Marcelo Matias. Também será realizado o debate Morte: Tratamento Paliativo x Ortotanásia em Pacientes de UTI com a participação dos professores Gabriel Dalla Costa Cesar Diogo.
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal