Jogos Internacionais Luteranos
Começam os Jogos Luteranos na ULBRA Canoas
Com torcida e animação, a competição já está acontecendo
Com o barulho das torcidas organizadas, a 19ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos e a 9ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos Mirins começaram na manhã desta segunda-feira, 21.10, no ginásio principal da ULBRA Canoas. Durante a cerimônia, as delegações das 31 escolas participantes do torneio foram apresentadas, a chama olímpica foi acesa e os atletas fizeram o juramento. São seis escolas argentinas, uma uruguaia e brasileiras de todo o país.
O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, saudou as equipes e suas torcidas. "Todos vocês farão a diferença, e esses jogos com certeza serão melhores do que o ano passado". O incentivo à prática esportiva sempre esteve presente na Universidade, como lembrou Ziemer, porque essa é uma forma de contribuir com a formação dos estudantes. "Façam dessa competição um evento com respeito, disciplina e lealdade. Assim, todos sairão vencedores", concluiu.
Mais do que vencer na sua modalidade, competir saudavelmente e fazer novos amigos é o principal nos Jogos Luteranos. "Vocês estão aqui para ganhar medalhas, sim. Mas não esqueçam que ao redor de vocês estão pessoas que são muito importantes. Que seja uma semana de muitas conquistas, a principal delas de novas amizades", pontuou o capelão-geral da ULBRA Canoas, Lucas Albrecht. Também estiveram presentes na cerimônia o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Rieth, o pró-reitor adjunto de Ensino Presencial, Pedro Hernández, a diretora de Ensino Básico da ULBRA, Nurfis Vargas e o diretor de Extensão, Gustavo Becker. Ao final do evento, os alunos da licenciatura em Dança da ULBRA se apresentaram.
Diretora destaca a integração
Segundo Nurfis, o ponto alto dos Jogos Luteranos é a fidelização dos alunos que sempre voltam para todas as edições, e também a integração. "É uma confraternização entre os jovens, os Estados e os países participantes", ressalta ela. Este ano, os Jogos ficaram ainda mais próximos da Universidade, através da participação dos estudantes de diferentes graduações prestando apoio aos jogos, segundo a diretora.
E para o ano que vem a perspectiva é animadora: será a comemoração dos 20 anos dos Jogos Luteranos e dos 10 anos dos Jogos Luteranos Mirins. "Vamos ter a Copa do Mundo e a preparação para as Olimpíadas como incentivo", observa. A partir do ano que vem, também, a melhor torcida será premiada.
Basquete e futsal são destaques no início dos Jogos
Ainda na manhã, algumas equipes já se enfrentavam nas primeiras partidas dos Jogos Luteranos. O futsal e o basquete foram as modalidades escolhidas para o início.
O primeiro jogo foi o de basquete feminino, com o time do Colégio ULBRA Cristo Redentor (Canoas, RS) contra Colégio ULBRA Concórdia (Candelária, RS). Gabriela Silva Drebes Machado, aluna do Cristo, estava empolgada com o início dos jogos. "Comecei nos Jogos Mirins e nunca mais parei. Hoje, jogo basquete e handebol. Ganhar é legal, mas eu gosto mesmo de jogar", pontuou a jovem atleta. A treinadora da equipe do Concórdia, professora Noêmia Kochemborger, afirma que toda a escola espera ansiosamente pelos Jogos. "Sabemos que algumas pessoas querem entrar no Concórdia só para participar dos Jogos Luteranos", concluiu.
Tags
Notícias relacionadas
-
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
28
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Tecnologia inédita marca os jogos internacionais da Ulbra -
28
SETJogos Internacionais Luteranos Rústica dos jogos da Ulbra é tradição nas competições
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras