Congresso de Matemática
Diversas atividades no segundo dia do CIEM
Especialista aponta os desafios do ensino da Matemática
O 6º Congresso Internacional de Ensino de Matemática (CIEM) reuniu diversos especialistas e pesquisadores na área, vindos do Brasil e de outros oito países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai. Entre eles, Angel Ruiz, professor da Universidade de Costa Rica, presidente da Corte Interamericana de Educação Matemática e vice-presidente da International Comission on Mathematical Instruction.
Pela segunda vez no CIEM, Angel destacou sua relevância para a área. “Ao longo das edições, se construiu uma comunidade formada por pesquisadores, professores e estudantes. As pessoas sempre retornam, isso proporciona a continuidade”, ressaltou.
Para Angel, os professores de matemática enfrentam muitos desafios atualmente. “Um dos principais é romper a ‘matefobia’, o medo das pessoas de aprender a disciplina. Isso gera um mau aprendizado”. Para construir uma matemática atrativa para estudantes e professores, ela deve ter sentido na vida das pessoas e ter um “rosto humano”, nas palavras de Ruiz. Uma mudança na formação do professor também é necessária, aproximando mais a matemática da pedagogia. “Nessa perspectiva, tudo muda. Essa mudança traria a história para humanizar e mostrar como se construiu a matemática ao longo dos anos”, analisa o docente.
O professor também deve estar atento ao uso da tecnologia e as possibilidades de softwares e inovações que podem ser empregadas em sala de aula. “Devemos entender o espaço histórico em que vivemos. Não se pode mais ensinar matemática só com giz e quadro negro”.
Mas sobretudo, a revolução do ensino da matemática depende de mudanças políticas e sociais. Angel aponta que em países como o Brasil e a Costa Rica há pouco incentivo para o professor se aperfeiçoar. “Sem um espaço de tempo que o professor dedique à continuação de sua formação não é possível. Há que se ter uma reforma trabalhista”, assegura o docente, ressaltando a importância vital da valorização da profissão. “O futuro das novas gerações dos nossos países depende disso”.
Programação intensa
O segundo dia de CIEM ofereceu uma programação rica, com diversas atividades para os participantes. Durante a manhã, foram realizados minicursos e apresentação de pôsteres. À arde, aconteceram conferências, relatos de experiência, comunicações científicas e lançamentos de livros. E na noite, mais conferências e momentos culturais. O CIEM termina hoje, com atividades ao longo do dia e a mesa-redonda que marcará o encerramento do congresso. O tema será Sociedades de Educação Matemática da América Latina: compromissos e papel social. Participarão os professores Agustin Carillo de Albarnoz Torres, da Espanha; Norma SusanaCotic, da Argentina; Cecília Crespo, também da Argentina; Maria Aparecida Viggiani Bicudo, do CNPq e o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM), Alessandro Jacques Ribeiro. Mais informações podem ser obtidas no site www.ulbra.br/ciem2013
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