Dia Internacional dos Animais
ULBRA Canoas promove ação no Dia Internacional dos Animais
Medicina Veterinária realiza mutirão de atendimentos
O curso de Medicina Veterinária e o Hospital Veterinário da ULBRA Canoas realizaram um mutirão de atendimento com ações alusivas ao Dia Internacional dos Animais, que é lembrado nesta sexta-feira, 04.10. Na ocasião, aproximadamente 150 alunos e professores do curso receberam a comunidade e orientaram sobre a saúde dos animais e posse responsável. O capelão universitário do campus Canoas, Gerhard Grasel, realizou um momento devocional, lembrando da importância da convivência e do cuidado com o meio ambiente
De acordo com a coordenadora do curso, Cristine Fischer, foram realizadas castrações de 143 animais (cães e gatos), além da aplicação de vacinas antirrábicas. A diretora do Hospital Veterinário, professora Cristina Zaffari Grecellé, ressaltou que os procedimentos cirúrgicos foram feitos pelos docentes e estudantes que cursam a partir do 6º semestre de Medicina Veterinária na Universidade.
As pessoas que levaram seus animais para castração vieram de diversas regiões. Luiza e Telmo Falk moram em Esteio e tiraram o dia para ficar com o mascote Tobi, que ainda não tinha sido castrado. “Nosso filho é funcionário da ULBRA e nos avisou. Já tínhamos trazido ele (Tobi) para atendimento há uns meses, quando quebrou uma das patas”, informou Telmo. Luiza contou que o cachorro foi o melhor presente de Páscoa que a família ganhou há cinco anos. “Estamos humanizando cada vez mais nossos bichos, essa é a realidade. Mas esse contato, principalmente para as crianças, é bastante importante, pois é uma forma de aprender sobre ter responsabilidade e amor”, ressaltou.
Morador do bairro Rio Branco, em Canoas, Ronaldo Paz, 23, estava acompanhado do vira-latas Thor, de cinco anos. “Temos oito cães em casa, e mais alguns gatos. Quando minha esposa viu a notícia nos jornais sobre o Dia (dos Animais) na ULBRA resolvi vir, pois é uma questão de cuidado com os bichos e com a nossa saúde também”, argumentou Ronaldo.
Morador de Nova Santa Rita, Mateus Souza Viegas, 17, trouxe o gato Ginger, de nove meses, para ser castrado. “Ele é bem tranquilo, temos mais animais em casa, então está acostumado com movimentação”, destacou Mateus, enquanto passeava com o gato na coleira pelo espaço do Hospital Veterinário da ULBRA Canoas esperando o atendimento.
O Dia Internacional dos Animais é lembrado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade há oito anos e conta com o apoio de estudantes da Graduação e da Residência Médica em Veterinária. Mais informações sobre o atendimento no Hospital Veterinário podem ser obtidos pelo telefone (51) 3477.9112.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde