CAPES
Primeiro doutorado sanduíche com bolsa CAPES
Primeiro doutorado sanduíche com bolsa CAPES
Aluna da Odonto integra pesquisa em câncer na Universidade de Michigan
Renata Licks, 30 anos, é a primeira aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia a participar de estudos no exterior com financiamento de bolsa fornecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o chamado “doutorado sanduíche”. A estudante embarcou para os Estados Unidos no sábado, 03.04, rumo à Universidade de Michigan.
Durante um ano, Renata irá trabalhar nos laboratórios da instituição estrangeira para identificar células-tronco tumorais em carcinomas espinocelulares de boca. Ela irá integrar a equipe do pesquisador brasileiro, professor Jacques Nor, que atua na linha de estudos em câncer de cabeça e pescoço. “Vou fazer a parte experimental da tese. Para isso, levo casos de pessoas operadas no Hospital Universitário que vou utilizar na minha pesquisa”, assinala a estudante.
Renata explica que o carcinoma é considerado o câncer de boca mais comum e mais letal. Segundo ela, estudiosos acreditam que a doença se desenvolve a partir de um pequeno grupo de células e, portanto, em linhas gerais, pode-se dizer que, caso tais grupos celulares fossem removidos, seria possível evitar que a doença retorne. “A gente pretende identificar os marcadores dessas células e as reincidivas da doença uma vez que é só esse pequeno grupo de células que pode dar continuidade ao tumor”, comenta a pesquisadora.
Sobre a experiência no exterior, a aluna acredita que será uma oportunidade de “sair da zona de conforto”, adquirir conhecimento e retornar para compartilhar com a comunidade brasileira. “Tudo isso só fará sentido se eu puder contribuir um pouco para dar continuidade à terapia tumoral e, de certa forma, favorecer a qualidade de vida dos brasileiros.”
Para a coordenadora do PPG Odonto, Vânia Fontanella, este é um marco para o Programa, já que é a primeira vez que um estudante de doutorado participa neste formato de estudos. “Também é importante para o fortalecimento da relação de parceria com a universidade do exterior.”
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra