Ciências em Educação
Encontro debate alternativas para Educação Ambiental
Encontro debate alternativas para Educação Ambiental
O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas realizou o 1º Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade. O evento, que aconteceu de 02 a 04.09, reuniu estudantes, professores e pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas, Química e Física da pós-graduação e graduação da Universidade para discutir maneiras de trabalhar a Educação Ambiental nas escolas.
Na abertura do evento, que aconteceu na noite de segunda-feira, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Erwin Tochtrop Júnior; os coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas, Marcos Machado e de Química, Joel Cardoso; além da coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald. A palestra de abertura, que também marcou o dia do Biólogo (03.09), foi proferida pelo geólogo Rualdo Menegat (UFRGS) sobre o tema Nosso lugar em Gaia: Perspectivas da Vida e da Civilização. O professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS fez um breve relato histórico sobre o surgimento da vida lembrando as diversidades do ambiente, conforme a época e a espécie que habitava o planeta. Menegat argumentou que, atualmente, há a necessidade de se pensar uma educação que consiga mostrar aos alunos perspectivas para o futuro da humanidade. “Hoje em dia um jovem que vive em um meio urbano conhece apenas 10% das espécies de animais e vegetais que seus avós tinham contato. Isso nos leva a um ciclo de vida perigoso, pois estamos caminhando para uma homogenização cultural e a perda dos referenciais do que é a natureza”, alertou. Ele ressaltou que uma das estratégias que deve ser adotada por todos é conhecer e fazer conhecer o lugar em que vivemos.
Já na manhã de terça-feira, estudantes e pesquisadores realizaram apresentações orais de trabalhos e sessão de pôsteres. Durante a tarde, a doutora em Ensino de Ciências e professora assistente do IFRS/Porto Alegre, Michelle Pizzato, falou sobre Educação em Química para a Sustentabilidade. Em seguida, o tema tratado foi Poluição Luminosa, pelo físico e diretor do Observatório Astronômico da UFRGS, Claudio Miguel Bevilacqua.
Os desafios das Ciências em Educação para a Sustentabilidade
Uma mesa-redonda realizada à noite, também na terça-feira, discutiu Os desafios das Ciências em Educação para a Sustentabilidade. A diretora do Instituto de Física da UFRGS, Márcia Barbosa; o sócio da Teia Projetos Ambientais, Daniel Araújo; e a docente do PPGECIM, Tania Prochnow, abordaram assuntos relacionados à qualificação de professores para o ensino de Ciências e Educação Ambiental.
O 1º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade encerrou na manhã desta quarta-feira, 04.09, com a finalização dos trabalhos e a realização de um Roteiro Sustentável e Educação em Ciências.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado