ULBRA na Expointer
Espaço ULBRA oferece palestras na 36º Expointer
Estudantes prestam atendimento e participam de atividades
Acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária da ULBRA Canoas estão participando da 36ª Expointer, que acontece até 1º.09, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Além de prestarem atendimentos clínicos aos animais que estão na Feira, os alunos também participam das atividades realizadas no Espaço ULBRA e das aulas que acontecem no Parque durante os dias de evento.
A diretora do Hospital Veterinário da Universidade, Cristina Grecellé, informa que nesta quinta-feira, 29.09, está programada uma aula da disciplina de Higiene e Tecnologia de Alimentos, que inicia às 9 horas, e acontecerá nos pavilhões da Expointer. “Desta forma desenvolvemos dinâmicas e os alunos têm mais contato com a prática”, destaca a docente.
Já no período da tarde, a partir das 16h30, serão realizadas duas palestras. A primeira, com profissionais da Vetnil, tratará sobre o cavalo atleta. Já a segunda, que será ministrada por um representante da Eurofarma, abordará os fármacos anti-helmínticos.
50 alunos participam dos grupos de atendimentos
Uma turma de 50 alunos se revezam nos plantões de atendimento, e participam do serviço oferecido pelo curso aos animais durante os dias da 36ª Expointer. De acordo com o professor Eduardo Malschitzki, a turma é dividida em cinco grupos de 10 estudantes que fazem uma visita diária, sempre às 8h e às 18h30, aos animais cujos proprietários ou tratadores solicitam o atendimento. “O nosso objetivo principal é que os alunos tenham a oportunidade da prática, além do curso se fazer presente a um evento de grande importância”, destaca Malschitzki.
O acadêmico do segundo semestre de Medicina Veterinária da ULBRA Canoas, Lucas Medina, que participa pela primeira vez do grupo de estudantes atendentes, ressalta que mesmo já tendo experiência com animais de grande porte, a prática agrega conhecimento.
Também professor do curso, Renato Pulz, salienta que os alunos que participam da Expointer também observam e aprendem os cuidados com o manejo dos animais.
Acompanhamento desde a chegada no Parque
O curso de Medicina Veterinária da ULBRA Canoas se faz presente na 36º Expointer desde a chegada dos animais no Parque de Exposições Assis Brasil. Os estudantes iniciaram o trabalho de apoio à Vigilância Sanitária no recebimento e inspeção de animais no dia 19.08, através do convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.
Nesta edição, 20 alunos, dos 2º e 3º semestres, integraram os grupos de inspeção e admissão de animais.
Entre os acadêmicos que integram os grupos de atendimento estão as colegas Amanda Machado Meneghetti e Viviane Cristina de Assis Caldeira. As estudantes veem a oportunidade de fazer parte dos grupos como uma maneira de ver na prática o que aprendem nas disciplinas do curso. “Para muitos (acadêmicos), que ainda não tiveram a chance de trabalhar com animais de grande porte, este é o momento e a Universidade está nos oferecendo isso”, argumenta.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde