Recepção aos Calouros
Palestra sobre inovação marca a Recepção aos Calouros
Evento foi comemorativo ao Dia do Estudante e do Estagiário
A Recepção aos Calouros foi realizada na noite de terça-feira, 13.8, na ULBRA Canoas. A atividade também marcou as comemorações do Dia do Estudante e do Estagiário. O evento promoveu palestra sobre o tema Inovar para Ir Além, com o diretor de Inovação da Universidade, Márcio Machado da Silva.
Antes da apresentação do palestrante, a Reitoria da ULBRA deu as boas-vindas aos discentes. O reitor Marcos Fernando Ziemer enfatizou que a construção da vida acadêmica deve acontecer de forma ampla. “O aluno tem que ser protagonista e construir seu próprio caminho, aproveitando ao máximo sua passagem pela Universidade”. Já o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Willy Rieth, destacou que os universitários devem escolher bons exemplos para seguir em suas trajetórias acadêmicas. Ele citou como modelo os egressos da ULBRA Canoas, Cláudio Dusik e Edson Frota.
Diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) na infância, Cláudio graduou-se em Psicologia em 2001 e depois concluiu mestrado em Educação. “Ele nunca desistiu de seus objetivos, apesar de ter nascido com uma doença degenerativa que limita os movimentos e o desenvolvimento do corpo. Também foi um inovador ao desenvolver um teclado virtual através de um software, para conseguir trabalhar e comunicar-se”, ressaltou Rieth. O pró-reitor também enalteceu o esforço de Edson. “Temos que louvar a determinação de alguém que obteve a graduação no curso de Direito aos 87 anos. Seu esforço terá continuidade, pois seu Edson vai realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A trajetória dessas duas pessoas deve servir de exemplo para nossos acadêmicos”, completou.
Ao abordar a temática do encontro, Márcio Machado da Silva falou das diferenças existentes entre descoberta, invenção e inovação. Durante toda a explanação, Márcio citou exemplos ilustrativos. O palestrante afirmou que quando uma invenção possui valor, ela pode ser chamada de inovação. “O mercado vai criando inovações para atender as demandas que vão surgindo”, observou. O convidado também fez observações sobre a convergência de tecnologia e falou sobre a ULBRATECH, convidando os alunos para conhecerem e participarem de diversas atividades que compõem o complexo, principalmente a Incubadora Tecnológica.
Ainda estiveram presentes no evento o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior; o pró-reitor adjunto de Ensino Presencial, Pedro Antonio González Hernández; o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito; e a coordenadora de Ensino dos Cursos Superiores de Tecnologia, Iari de Menezes.
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience