Exposição de fotos
Compartilhando Olhares em exposição na ULBRA
Norma Figueiredo é autora das fotos expostas no prédio 10
Tudo começou com as fotos dos filhos: retratar os diversos momentos do dia-a-dia das crianças era um hobby para Norma Birnfeld Figueiredo. Muitos anos depois, a brincadeira se tornou uma atividade levada a sério. Hoje, aos 87 anos, Norma se dedica com afinco à fotografia e, embora na condição de amadora, já ganha reconhecimento por seu talento atrás da máquina fotográfica. Seu trabalho mais recente pode ser conferido na exposição Compartilhando Olhares, no saguão do prédio 10 da ULBRA Canoas. São 30 fotos, que mostram momentos e paisagens, e ainda algumas experimentações com luz e distorção de imagem. “Gosto de botar a criatividade para funcionar: fotografei máscaras que tenho em casa com um tijolo de vidro na frente”. O resultado foi imagens distorcidas e enigmáticas, que estão entre as que podem ser conferidas na exposição.
Foi em uma oficina da ULBRATI (ULBRA e a Terceira Idade) que Norma despertou o interesse pela fotografia, para além dos registros familiares. “Tinha o sonho de manobrar uma máquina fotográfica boa. Peguei uma câmera do filho e tomei gosto. Depois fiz um curso e não parei mais”. E já se vão dez anos. Nesse período, Norma aperfeiçoou sua técnica em um curso de fotografia viajante, no qual os alunos aprendem e praticam a fotografia em viagens. É daí que vem o hábito de fotografar paisagens, eventos e momentos próprios de uma cidade. “Às vezes saio com os meus filhos, e vou fotografando o que acho interessante no caminho”, relata Norma. De um desses passeios, saiu uma série de fotos experimentando os efeitos das luzes noturnas de Canoas em diferentes velocidades, que também podem ser conferidas na exposição da ULBRA.
Mais do que um hobby levado a sério, a fotografia é a forma de Norma mostrar que a terceira idade pode sim ser atuante, se dedicar a uma função e ser reconhecido por isso. “Faço esse trabalho em prol do idoso. Quero mostrar que talento todo mundo tem. Mas o velhinho se omite. Às vezes as pessoas se entregam”, reflete ela. Depois de uma vida dedicada à família, aos dez filhos e ao lar, Norma dedicou seu tempo livre e disposição para um novo aprendizado. Mais informações, fotos e textos sobre Norma Figueiredo podem ser conferidas no blog da fotógrafa.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras