Segurança pública
Segurança pública é um dos discursos mais potentes eleitoralmente
Segurança pública
Pesquisa do Observatório Franco Brasileiro apontou pontos comuns entre França e Brasil
O professor da ULBRA, José Damico, está realizando seu doutorado na França e pesquisando características das periferias da cidade luz. A fase inicial destas pesquisas foi apresentada no sábado, 05.12, no Colóquio Estado Contemporâneo e Subjetividades Urbanas: comparação internacional. O tema da apresentação de Damico foi De Grigny â Canoas: “loisir” est un mot de l’Etat (O lazer é uma palavra do Estado).
O professor explicou algumas características da palestra. “O trabalho pode ser definido como uma interpretação do processo de criminalização e controle do tempo disponível de jovens, ao mesmo tempo em que programas e projetos de ‘lazer’ para jovens são propostos como alternativas de prevenção à criminalidade. Neste sentido, o discurso da segurança pública é um dos mais potentes eleitoralmente na França e no Brasil”, comentou.
José Damico participa ativamente da pesquisa junto com jovens franceses do departamento de Essone, localizado na região metropolitana de Paris. O comando das pesquisas é realizado pelos professores da Universidade Paris VIII, Syvain Lazarus e Amar Henni. “Esse sem dúvida foi o ponto alto de minha permanência na França, tanto do ponto de vista do aprendizado com os jovens, como da metodologia de trabalho. A apresentação dos jovens num seminário acadêmico de tão alto nível não foi uma concessão, um favor ou o que poderia ser pior como a idéia de um espelho invertido, mas o resultado de um trabalho respeitoso entre a equipe e estes jovens. Eles ainda produziram um texto absolutamente denso, sério e criativo, demonstrando o potencial e inteligência dos jovens periféricos, que impactaram a todos os presentes”, finalizou Damico.
José Damico também representou a ULBRA no Terceiro Encontro de Cooperação Descentralizada França Brasil, que foi realizado no Palácio do Congresso em Lyon. Damico apresentou neste encontro o dispositivo metodológico desenvolvido pelo Observatório, e integrou uma mesa-redonda com a antropóloga francesa, Virignie Robert, com o representante de Nanterre e da Pleine Commune, Antonio Aniesa, e o representante da Prefeitura Municipal de Canoas, o assessor para Relações Internacionais, Eduardo Mancuso.
A ULBRA, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, mantém o projeto Observatório Franco Brasileiro de Cidade de Periferias em parceria com a Universidade Paris VIII da França e a Prefeitura Municipal de Canoas. O projeto tem como objetivo levantar dados referentes às periferias do Brasil e da França, além de apontar soluções para problemas como a violência nas cidades.
Dentro do projeto, professores da Universidade Luterana do Brasil e a Universidade Paris VIII trocam experiências e participam de intercâmbios entre os países. O Observatório Franco Brasileiro foi criado em 2007 e já tem bons frutos, entre eles livros lançados em Francês e Português, além de dados levantados sobre as cidades envolvidas no Observatório e visitas nos campos de pesquisa por parte dos integrantes do projeto.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra