Orquestra de Câmara
Obras de Piazzolla e Arthur Barbosa no próximo concerto
Espetáculo traz a mezzo-soprano Ângela Diel no domingo
O quinto concerto da série Domingos Clássicos Juvenil será uma celebração ao tango. A apresentação ocorre no dia 4 de agosto, a partir das 19h, com entrada franca. Sob a batuta do maestro Tiago Flores, a Orquestra de Câmara da ULBRA sobe ao palco da Associação Leopoldina Juvenil para executar composições marcantes do tango contemporâneo de Astor Piazzolla, que ganharão voz da mezzo-soprano Ângela Diel. O programa ainda contempla obras de Arthur Barbosa.
O programa inicia com a execução de duas obras de Arthur Barbosa – Recuerdos n°3 e Scarpin Suite. A primeira, composta entre 1999 e 2004, trata-se de uma coletânea de peças inspiradas pelo tango argentino, decorrência dos cinco anos em que o compositor viveu no país vizinho. Já Scarpin Suite é de 2010 e foi encomendada para ser usada como trilha sonora do espetáculo teatral “Sobre Saltos de Scarpin”, apresentado em Porto Alegre no mesmo ano. Atual regente da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, Arthur Barbosa tem formação em violino e durante anos fez parte da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Suas obras têm sido executadas em diversos países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, entre outros.
A segunda parte do concerto é dedicada exclusivamente ao compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, Astor Piazzolla. A Orquestra apresentará célebres obras do gênero que ficou conhecido como Novo Tango, como Melancólico Buenos Aires e La Muerte del Angel, além Seleções da famosa opera-tango Maria de Buenos Aires – com solo de Ângela Diel (foto). A mezzo-soprano também irá solar a música de encerramento do concerto, Los Pajaros Perdidos. Agraciada com o prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudita em 2009, Ângela apresenta-se anualmente em Luxemburgo, Bruxelas e várias cidades da Alemanha. No Brasil, além de atuar como solista ao lado de orquestras de Porto Alegre, realiza turnês em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e em cidades da Região Nordeste.
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280
Ingressos: Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, que beneficia a Associação Comunitária Morro da Cruz, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.
PROGRAMA:
Obras de Arthur Barbosa:
- Recuerdos n°3
- Scarpin Suite
Obras de Astor Piazzolla:
- Melancólico Buenos Aires (Arranjo: Arthur Barbosa)
- La Muerte del Angel (Arranjo: José Bragatto)
- Seleções de Maria de Buenos Aires (Arranjo: Arthur Barbosa)
- Los Pajaros Perdidos (Arranjo: Rodrigo Bustamante)
Solista: Ângela Diel - (Mezzo- soprano)
Regência: Tiago Flores
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras