Mário Vernazza
Mecânica Automotiva: formando alunos empreendedores
Conhecimento da Engenharia Mecânica Automotiva ao Paraguai
O curso de Engenharia Mecânica Automotiva da ULBRA Canoas habilita profissionais para projetar e implementar sistemas mecânicos e equipamentos de forma racional e econômica, bem como apresentar soluções inovadoras para os desafios na área de mecânica automotiva. Dentro desse propósito, o Grupo de Tecnologia Automotiva (GTA) da Universidade tem servido para o aprendizado e o desenvolvimento de vários alunos. Um deles é o paraguaio Mário Vernazza, 25 anos, que vai graduar-se na área no mês de setembro. Há muito tempo que Vernazza desejava transformar carros movidos a combustível fóssil em carros elétricos. Ao lado do pai, ele pretende criar uma empresa que execute a conversão de um veículo com motor de combustão interna para um veículo com motor elétrico, em sua terra natal, Ciudad del Este, no Paraguai. “Meu objetivo inicial é apresentar um veículo elétrico com um preço acessível. Utilizei um Wolkswagem Fusca, ano 1985, como protótipo e coloquei no lugar do motor convencional, um motor elétrico e baterias. Após muito trabalho o projeto está sendo finalizado”, observou o discente.
Na Engenharia Mecânica Automotiva os estudantes são preparados para assumir uma grande variedade de responsabilidades funcionais, tais como gestão, projeto, pesquisa, desenvolvimento, produção, construção, operação e manutenção. Em uma das ações promovidas pelo GTA, Vernazza desenvolveu a suspensão de um veículo elétrico, o que o auxiliou bastante em seu projeto pessoal. “Acredito que a grande contribuição acadêmica que o estudante teve foi a própria formação, pois ele vivenciou aspectos importantes do projeto”, ressaltou o professor da Mecânica Automotiva responsável pelo GTA, Luiz Carlos Gertz. “O curso me permitiu ter uma melhor visão da dinâmica veicular. No caso específico desse projeto, contribuiu diretamente na distribuição do peso dos componentes e na fabricação e montagem dos adaptadores para o motor e bandejas para as baterias”, salientou o acadêmico.
A iniciativa de Vernazza é enaltecida pelo coordenador de Engenharia Mecânica Automotiva, José Lesina Cezar. “Esse aluno veio do Paraguai para estudar aqui. Nosso curso é o único do gênero no Estado. O aprendizado que ele teve ao longo de sua graduação, está sendo aplicando nesse projeto”, observou Lesina. O próximo passo de Vernazza será realizar a divulgação do projeto em seu país, sempre ao lado de seu pai. Ele garante que já existem vários compradores para o serviço de conversão. “Tenho pretensões maiores em relação a esse projeto, mas se nossa empresa não se desenvolver como planejado, tenho a possibilidade de atuar na nova fábrica de autopeças da Hyundai, no Paraguai”, finalizou de maneira otimista.
Na foto, Mário Vernazza (E) com o professor Luiz Carlos Gertz.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas