Conferência Livre do Meio Ambiente
Conferência na ULBRA Canoas discute descarte de medicamentos
Conferência na ULBRA Canoas discute descarte de medicamentos
A ULBRA Canoas realizou nesta terça terça-feira, 25.06, a Conferência Livre da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, com a intenção de discutir o tratamento e destinação de resíduos de medicamentos domiciliares, a produção e consumo sustentáveis, a redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e a educação ambiental. O evento, promovido pelo curso de Farmácia, teve o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, através da Agenda ULBRA Ecosapiens, além da UPF e da UFRGS.
Na abertura da Conferência, a diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacando a importância da parceria com os Estados e Municípios para a implementação de práticas, como a logística reversa, que contribuam para a redução dos impactos ambientais. “É preciso educar a população para o descarte consciente de resíduos”, ressaltou Zilda.
Durante a Conferência, a farmacêutica da Farmácia Escola da ULBRA, Cristine Sprenger de Freitas Tscheika, que integra o Grupo de Trabalho pelo Descarte Correto de Medicamentos, falou sobre as propostas e desafios da equipe. “Estamos reunindo informações para fazer um mapeamento de onde são necessários novos pontos de coleta de medicamentos”, ressaltou. Atualmente, só no Rio Grande do Sul, existem 345 pontos em 115 cidades.
Participaram da Conferência a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul, Débora Melecchi, o representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado, Alexandre Augusto Sartori, além de representantes de associações, empresas e universidades parceiras.
Também estiveram presentes, representando o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, o diretor de Extensão da ULBRA, Gustavo Hasse Becker, além das coordenadoras de Ensino, Lucimar Filot, e de Extensão, Dalva Santana, do campus Canoas, e a coordenadora do curso de Farmácia, Lidiane dos Santos.
Cuidado ao descartar os medicamentos
O farmacêutico responsável técnico pela Farmácia Escola da ULBRA, Fernando Lopes Marques, explica que o descarte aleatório de medicamentos em desuso ou vencidos, atualmente é feito, pela maioria da população, no lixo comum ou na rede de esgoto, podendo gerar agressão ao meio ambiente, contaminação da água e do solo, além do risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente.
O farmacêutico informa que já existem pontos de coleta de medicamentos em algumas farmácias de Canoas. “A Farmácia Escola da ULBRA também recebe medicamentos”, ressalta. Ele lembra que o site www.medicamentosvencidos.com.br foi criado pelo Grupo de Trabalho para dar apoio à discussão de propostas e orientar a população.
Onde e como descartar os medicamentos?
Se não há um ponto de coleta próximo de sua casa, guarde os medicamentos em local fechado e seguro, longe do alcance de crianças até que possa ser descartado corretamente. No site www.medicamentosvencidos.com.br é possível consultar estabelecimentos credenciados que fazem o recolhimento destes resíduos.
Mais informações também podem ser obtidas com a equipe da Farmácia Escola da ULBRA pelo telefone (51) 3477.9108.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas