Comitê ULBRA 2014
Ações de segurança para a Copa 2014 em destaque na ULBRA
Ações de segurança para a Copa 2014 em destaque na ULBRA
Os planejamentos estratégico, tático e operacional para a segurança da Copa de 2014 e grandes eventos foi o tema tratado na noite desta quinta-feira, 13.06, em palestra promovida pelo Comitê ULBRA 2014. A palestra Planejamento de Segurança para Copa 2014 foi ministrada pelo secretário executivo da Assessoria da Copa 2014 (Ascopa) da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel da Brigada Militar, Erlo Pitrosky, e pela gerente de Planejamento Integrado da SSP, a delegada de Polícia Luciane Bertoletti. Eles abordaram a integração entre órgãos públicos e as polícias, os investimentos, treinamento dos servidores e o que já foi desenvolvido até agora. Estiveram presentes ao evento o pró-reitor de Planejamento e Administração, Romeu Forneck, representando o reitor Marcos Fernando Ziemer; o presidente do Comitê ULBRA 2014 e pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; e o coordenador do curso de Ciência Política, Honor de Almeida Neto.
Os palestrantes destacaram o legado que a Copa de 2014 deixará na área da segurança para o Rio Grande do Sul. Luciane resumiu o resultado da integração de 32 órgãos e forças de segurança, como a Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Dnit, Daer, Receita Federal, Anvisa e Samu. A delegada ressaltou a realização de 15 oficinas temáticas focadas na prevenção de incidentes que podem ocorrer durante grandes eventos. Ela também falou da Fan Fest - festa do torcedor onde terá atividade cultural e transmissão dos jogos, que reunirá por um mês cerca de oito mil pessoas todos os dias no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.
O secretário executivo Pitrosky lembrou que estamos a um ano do Mundial e apresentou um balanço das ações que já foram desenvolvidas na área de segurança pública. Destacou que outro legado deixado pelo evento é o aporte financeiro e de melhorias estruturais que deixará para o Rio Grande do Sul. “São R$ 80 milhões em equipamentos”, citou. A instalação do Centro Integrado de Comando de Controle (CICC) é apontado por Pitrosky como a herança mais valiosa que ficará para os gaúchos. “Somente os 12 estados que sediarão a Copa contarão com esta estrutura”, observou. Ao final da apresentação os alunos da ULBRA tiveram a oportunidade de fazer questionamentos.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras