Intercâmbio
ULBRA e Concordia University Wisconsin buscam ampliar ações
ULBRA e Concordia University Wisconsin buscam ampliar ações
Em visita a Concordia University Wisconsin, em Mequon, região metropolitana de Millwaukee, capital de Wisconsin, EUA, no dia 04.06, o pró-reitor Acadêmico Ricardo Willy Rieth, realizou uma série de reuniões com dirigentes da instituição americana. Em conclusão a esses encontros, os gestores de ambas as universidades percebem possibilidades concretas de estabelecer parcerias e ampliar a interação por meio de projetos comuns, envolvendo discentes, docentes, pesquisadores e administrativos. As duas universidades já promoveram o intercâmbio estudantil no passado recente.
A exemplo da ULBRA, a Concordia University é uma instituição confessional cristã de tradição luterana, ligada à Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, de cujo trabalho estabelecido no Brasil a partir de 1900 originaram-se as comunidades que hoje integram a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), dentre elas a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), mantenedora da ULBRA. “Isso leva ambas as universidades a compartilharem de forma integral e plena aspectos que configuram sua missão, visão e valores”, afirma o pró-reitor.
A Concordia University tem 7.618 estudantes matriculados em 2013, cursando 69 programas de graduação, 30 de mestrado e 3 de doutorado. 47 estados norte-americanos e 34 países estão representados em seu corpo discente. Possui um campus, situado às margens do Lago Michigan, distante 1 hora e meia de Chicago, um dos centros urbanos, empresariais e culturais dos EUA. Os cursos de graduação estão distribuídos em 5 faculdades: Artes e Ciências; Administração e Negócios; Educação; Serviços de Assistência e Enfermagem. Soma-se a isso outro campus, em Ann Arbor, Michigan.
Dentre as possibilidades concretas de colaboração entre a ULBRA e a Concordia University, destacam-se os cursos de inglês e português como segunda língua, em ofertas conjuntas e dualmente certificadas em cursos de graduação e pós-graduação, replicando o que a universidade americana já promove com instituições no Equador, Áustria e China; em projetos de pesquisa, extensão e cultura; em programas conjuntos no esporte universitário; no intercâmbio entre as pastorais universitárias. Segundo o professor Rieth, “há o desejo expresso de, ainda em 2013, oficializar na forma de um convênio essa intenção de trabalho conjunto, determinando desde já projetos específicos que o transformem em realidade”.
Dentre os diversos encontros com docentes, diretores, coordenadores de cursos, gestores administrativos, é preciso destacar a recepção pelo presidente Reverendo Dr. Patrick Ferry, acompanhado Allen Prochnow, vice-presidente executivo, do Dr. Bill Cario, vice-presidente Acadêmico, Kenneth Gaschk, vice-presidente de Serviços de Matrícula, do Dr. David Borst, pró-reitor da Escola de Negócios e Estudos Jurídicos, e do Dr. David Birner, diretor executivo de Educação Internacional.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado