8º RP em Evidência
8º RP em Evidência debate os desafios de quem atua na área
Especialistas abordaram a temática sob vários ângulos
Foi realizado na noite de segunda-feira, 27.05, o 8ºRP em Evidência, na ULBRA Canoas. Apresentando a temática Os Principais Desafios do Profissional de Relações Públicas (RP), a atividade foi organizada pelos alunos da disciplina de Gestão de Eventos do curso de Relações Públicas da Universidade.
Para debater o tema do encontro estiveram presentes o sócio-diretor da empresa Todo Mundo Precisa de um RP, Guilherme Alf; o CEO da empresa Fabulosa Ideia, Rafael Terra, e a diretora da consultoria Gênese Social, Rosélia Araújo Vianna. A mediação do debate foi feita pela consultora em Gestão de Relacionamentos, Suzana Vellinho Englert.
O primeiro a palestrar foi Guilherme Alf. Ele explanou sobre o propósito de seu trabalho que consiste em fazer com que organizações, empresas e pessoas percebam que o RP é um gestor de comunicação. “O relações públicas é um profissional estratégico e ele pode fazer muita coisa pelas marcas e também por pessoas físicas”, ressaltou. Já Rafael Terra abordou o tema gestão de crises nas mídias sociais, destacando a influência das redes sociais nas compras. Rafael enfatizou que é necessário organizar o fluxo de comunicação das empresas. Entretanto, fez uma observação importante e realista: “gestão de crises em redes sociais não é causa, é rotina”.
A convidada Rosélia Araújo Vianna falou sobre o relacionamento com os stakeholders, que são os públicos de interesse, observando que as organizações devem demonstrar mais interesse em seus públicos e buscar um maior engajamento com eles. “É preciso que as organizações busquem estabelecer empatia com quem ela mantém contato. Dessa maneira haverá um relacionamento maior e não apenas superficial, como ocorre muitas vezes.” Contudo, Rosélia fez uma advertência: “trabalhar públicos e relacionamentos é não exagerar na expectativa sobre aquilo que eles podem nos dar.” Após as apresentações, a mediadora Suzana Englert enalteceu a iniciativa do evento e frisou que o profissional de RP tem um espaço próprio na comunicação, com suas funções e atribuições específicas.
Ao final das atividades, o diretor de Extensão da Universidade e ex-coordenador do curso de Relações Públicas, Gustavo Becker, fez um balanço do encontro. “Chegar à oitava edição significa que o evento se consolidou, pois soube intercalar teoria e prática. Mais uma vez nossos estudantes puderam interagir com profissionais qualificados, o que deve contribuir para a própria inserção e atuação deles no mercado de trabalho”, concluiu Gustavo. As alunas da disciplina de Gestão de Eventos estavam felizes e com o sentimento de dever cumprido. “Trabalhamos muito para que tudo transcorresse bem. O ponto principal foi a união do grupo. Nos últimos dias tivemos que nos unir mais ainda. Valeu a pena”, finalizou a estudante Jocelina Ferreira.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas