09/11/2009 11:35
- ULBRA CANOAS
Experiências na Paraíba e Itália são exemplos
![](https://www.ulbra.br/upload/2b1b2379cc96487caf6f9829a40c9ee8.jpg)
Anderson queria buscar nos fundamentos do Direito, as bases para sua pesquisa de doutorado, mas não encontrava quem pudesse lhe orientar aqui no Brasil. Após uma análise aprofundada, não lhe restava dúvidas: deveria tentar uma vaga na Universidade de Florença (Itália) para ter o renomado jurista Danilo Zolo como orientador. Danilo é autor de vários ensaios relativos à filosofia política, epistemologia das ciências sociais, teoria geral dos sistemas, teorias da complexidade social, e filosofia do direito internacional e das relações internacionais. Publicou vários livros, artigos, capítulos de livros em italiano, inglês, português, espanhol, alemão. Ninguém melhor do que ele para orientar o professor da ULBRA.
Depois de uma rígida seleção, na qual foi submetido a provas e teve que sustentar a viabilidade do projeto, a Universidade de Florença, e por conseguinte, Danilo Zolo, abraçaram a pesquisa. Após um período três anos e meio e cinco viagens à Europa, Anderson chegou ao produto final de seu trabalho. O resultado mostra ser viável o estabelecimento de diretrizes mínimas para a criação de uma nova ordem política e jurídica mais democrática e efetiva em nível mundial. Do trabalho, sairá um livro em 2010, sob o nome de Teoria Pluriversalista do Direito Internacional. O lançamento de sua versão original está previsto para janeiro na cidade de Roma, pela Aracne Editrice.
QUALIDADE DO ENSINO JURÍDICO - A partir desse semestre, Anderson leciona no campus Canoas. Atualmente também é coordenador do curso de Direito na ULBRA Gravataí e se diz preocupado com a qualidade do ensino jurídico no Brasil. "Os estudantes não procuram conhecer a essência do Direito, através de pesquisa. É uma relação mecânica, ou seja, querem as fórmulas prontas para aplicar", lamenta. Segundo o professor, esse quadro está em descompasso com o crescente mercado de trabalho, visto que o advogado pode atuar em mais de trinta especialidades diferentes (advocacia pública e privada, magistratura, Ministério Público, poderes legislativo e executivo, etc.).
Anderson cita o exemplo da Universidade Federal da Paraíba, que em um Estado com pouca tradição no ensino jurídico, obteve resultados significativos em pesquisas e no Exame da Ordem. "A universidade envolve o aluno com a comunidade, promove a consciência social, através de estágios. É um Estado pobre e com problemas de alfabetização, que consegue através da sua principal universidade federal índices melhores do que os das grandes universidades paulistas, por exemplo", comenta o professor. Segundo ele, quanto mais estágios o aluno realizar ao longo de sua vida acadêmica, mais conhecimento vai adquirir.
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