Acessibilidade
ULBRA representada na Consulta Regional das Américas
Debates abordarão a inclusão das pessoas com deficiência
O coordenador do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) da ULBRA, professor e sociólogo Humberto Lippo, participará da Consulta Regional das Américas, nos dias 17 e 18 de maio. O evento, que ocorre em Salvador-BA, é organizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDH/PR). Lippo participa como ex-secretário do órgão, que é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Estarão reunidas delegações governamentais e diversos representantes de organizações não governamentais, de agências das Nações Unidas e de instituições como UIT, OIT e Banco Mundial. O evento constitui atividade oficial da agenda preparatória da Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento, convocada pela Assembleia Geral da ONU, que se realizará em Nova York, dia 23 de setembro do corrente ano.
Saiba mais sobre o evento:
O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, e o governador da Bahia, Jacques Wagner,realizarão a abertura da Consulta Regional das Américas, nesta sexta-feira (17), em Salvador (BA). O evento, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), reunirá até amanhã delegações governamentais e diversos representantes de organizações não governamentais, de agências das Nações Unidas e de instituições como UIT, OIT e Banco Mundial.
Com o tema A Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável no Cenário Pós-2015", a reunião diplomática integra os eventos preparatórios para a Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento (RANDD), com o tema geral O Caminho a Seguir: a agenda de desenvolvimento e a inclusão da pessoa com deficiência pós-2015", marcada para 23 de setembro de 2013, na sede das Nações Unidas em Nova York.
A consulta regional desta semana deve resultar em um documento final conciso, que ofereça diretrizes e reforce esforços da comunidade hemisférica para garantir a acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência em todos os aspectos das iniciativas de desenvolvimento.
Oito organismos internacionais (Banco Mundial, OMS, OIT, PNUD, UIT, UNESCO, UNICEF e ONU/DESA) apoiam a realização das consultas regionais. Na edição de Salvador, o governo brasileiro contou com especial empenho da UNESCO, UIT, UNICEF e OIT.
Participam ainda do evento a diretora da Divisão de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Departamento de Temas Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Daniela Bas; e a Assessora do Representante Regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Galliane Palayret.
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras