13/11/2009 11:31
- ULBRA CANOAS
Classe D, terceira idade, mulheres e crianças na mira
Patrícia trouxe informações e tendências para quem deseja se tornar um profissional diferenciado no mercado corporativo. Segundo ela, o novo administrador otimiza o tempo, tira o máximo proveito de seus recursos, está pronto para responder a problemas críticos e investe na parceria com clientes, fornecedores ou, até mesmo, concorrentes. "Temos o exemplo da união entre a Sadia e a Perdigão, que originou uma das maiores empresas do ramo no mundo", comenta. De acordo com a consultora, nem sempre o cliente tem noção de suas necessidades e é papel do empreendedor sair na frente em busca dessas respostas.
A classe "D" seria a nova "galinha dos ovos de ouro" para quem deseja implantar um negócio. De acordo com Patrícia, está errado quem pensa em investir em novos produtos e serviços voltados para a classe "B". "O consumidor da classe B é complicado, pois quer produto de classe A com preço de classe D", comenta. Segundo ela, a classe D é muito consumista e não hesita na hora de adquirir um produto mais caro, pois poderá parcelar em diversas vezes. Pesquisas apontam que são aproximadamente 60 milhões de pessoas no Brasil com salário mensal de até R$ 1,2 mil.
Além dessa camada na pirâmide social brasileira, o empreendedor deve se preocupar com a terceira idade, mulheres e crianças. Para Patrícia Santos esses três públicos vêm ganhando espaços cada vez maiores na sociedade e, por conseqüência, nos negócios. Segundo ela, a previsão é de que em 2050 o mundo terá, nada mais, nada menos, do que dois bilhões de idosos. A maioria estará perfeitamente ativa, seja como consumidor ou, inclusive, empreendedor. "Como as empresas e as universidades estão se preparando para atender esse público?", questiona.
Quanto às mulheres, a palestrante ressalta que elas deixaram o papel de dependentes e hoje também são protagonistas no cenário econômico. As crianças, por sua vez, se adaptam cada vez mais precocemente a novas tecnologias e os seus interesses são diferentes, comparando com as gerações anteriores. "Jogo de cintura, planejamento e organização são requisitos fundamentais para o bom gestor nos dias de hoje", resume Patrícia.
OUTDOOR TRAINING EM CANELA - Amanhã (sábado), a Semana Acadêmica de Administração da ULBRA Canoas chega ao seu final com uma atividade ao ar livre. Alunos e professores irão até a Fazenda Sonho Meu, em Canela, participar de um Outdoor Training. "A proposta desses treinamentos é provocar mudanças de comportamento e novas atitudes em cada pessoa ou equipe, promovendo integração, comprometimento e motivação. Também queremos que os alunos aprendam a administrar os recursos disponíveis, aceitar desafios e estabelecer metas em busca da excelência", comenta a coordenadora do curso na ULBRA Canoas, Jeanete Pilger. Organizado por uma empresa de consultoria, o dia será repleto de situações que fomentam o debate, a liderança e o trabalho em grupo.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas