Aniversário da Capela
Capela da ULBRA completa 10 anos
Culto especial vai celebrar uma década de atividades
Dezesseis de maio de 2013 é um dia de festa para o campus Canoas. Há exatos 10 anos, as portas da Capela Universitária se abriam pela primeira vez para receber os fiéis, os projetos, os cultos e as atividades religiosas. A Capela é o símbolo da confessionalidade dentro do campus, casa da Pastoral da ULBRA, expressão máxima da presença da fé luterana na vida da Universidade. Para comemorar o marco inicial dessa história, um culto especial será celebrado no dia 19.05, domingo, às 10h.
Até a construção da Capela, a Pastoral funcionava em uma sala no prédio 11, onde eram realizados atendimentos e devocionais em um pequeno espaço. Os cultos especiais, normalmente realizados nos aniversários da ULBRA, formaturas, Natal e Páscoa, aconteciam nos auditórios da Universidade. Com a inauguração de um novo espaço, o trabalho cresceu. “A capela mudou o modus operandi da Pastoral”, ressaltou o capelão do campus Canoas, Gerhard Grasel.
O espaço possibilitou o desenvolvimento de atividades que hoje caracterizam a confessionalidade cristã dentro do campus. “A Capela nos deu mais possibilidade de reunir as pessoas em momentos especiais e de celebração”, reconhece o capelão geral de Música, Paulo Brum. Momentos devocionais, cultos semanais, concertos e apresentações de música e teatro, atividades turísticas são apenas algumas das atividades desenvolvidas diariamente. Mais do que isso, a Capela se tornou um símbolo da fé cristã luterana no campus e na cidade de Canoas. “É a marca da presença confessional e referência visual do amor de Deus” pontua o capelão-geral, Lucas Albrecht. Hoje, o prédio envidraçado, construído no formato da Rosa de Lutero, serve de ponto de localização no campus, e, como observa o pastor Gerhard Grasel, não são raras as turmas de formandos que escolhem a Capela como cenário de suas fotos de formatura, tamanha a relevância e prestígio dentro da Universidade.
A Capela impactou o trabalho confessional no campus de tal forma que seu crescimento gerou desdobramentos. A partir de 2008, o trabalho pastoral do campus ficou a cargo do capelão universitário, enquanto, para o desenvolvimento da congregação luterana, foi chamado o pastor Marco Jacobsen. “O grupo começou com de 30 a 40 pessoas, hoje já estamos perto de 150 frequentadores regulares dos cultos dominicais”, aponta o pastor Marco, que lidera também ações como grupos de estudos bíblicos, grupos de casais, Escola Bíblica Infantil e a missão no bairro Guajuviras.
Essa trajetória será comemorada no culto de domingo, dia 19.05, às 10h. A celebração será conduzida pelos pastores Gerhard Grasel, Lucas Albrecht, Paulo Brum e Marco Jacobsen. Dirigirão a palavra aos presentes também o diretor geral do campus, Erivaldo Diniz de Brito, e o presidente da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), Adilson Ratund. A Orquestra Sacra, o Coro Universitário e dois grupos musicais da congregação conduzirão os cânticos religiosos. Ao final será servido um bolo especial. “A Capela celebra seus primeiros dez anos e quer continuar sendo um outdoor do amor de Deus na Universidade”, conclui o pastor Lucas.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas