Mais de sete milhões de empresas
Mais de sete milhões de empresas sem administrador
Mais de sete milhões de empresas sem administrador
Eles são de maioria masculina, na faixa etária dos trintas anos e possuem especialização. São cerca de um milhão e quinhentos mil em todo o país. Mas é pouco. Para o presidente do Conselho Regional de Administração do RS, os números da mais recente pesquisa mostram que o mercado para os administradores é amplo, pois são quase nove milhões de empresas no Brasil. A palestra de Ruy Baratz abriu a Semana Acadêmica de Administração da ULBRA, em Canoas, que teve ainda em seu primeiro dia o painel sobre mercado financeiro, com o operador de bolsa de valores, Vinicius Cassol da Silveira. Nessa quarta-feira é a vez do SEBRAE organizar um painel no campus para discutir o empreendedorismo.
A criação de novos paradigmas na gestão das empresas é crescente e avança na medida em que o mercado pede profissionais mais qualificados. De acordo com Baratz, a competição global, menor previsibilidade na economia, e as mutações demográficas e tecnológicas exigem o “profissional certo no lugar e momento certo”. “A gente vive em um mundo de conflito e o conflito é importante para crescimento”, comenta o presidente do CRA/RS. Para o dirigente, não faltam oportunidades, mas sim pessoas qualificadas que, além da formação e competência, tenham mais a oferecer à empresa. “O mercado quer pessoas com valor agregado”, resume.
Segundo Baratz, o desenvolvimento das corporações surge, em boa parte, por meio de parcerias com a concorrência. “Às vezes dois negócios juntos podem dar mais resultado, do que separados. Para que eu ganhe, não é necessário que o outro perca”, afirma. O bom gestor, segundo ele, é aquele que está atento às transformações da sociedade, sabe identificar problemas e implementar soluções, tem bom relacionamento interpessoal e sabe gerenciar pessoas e equipes.
Quanto à ética e honestidade, o presidente do CRA/RS, diz que a credibilidade é fundamental para o sucesso no meio corporativo. Baratz exemplifica, mencionando práticas desonestas facilmente observadas no dia-a-dia. Entre elas, os saques à cargas de veículos acidentados, o estacionamento de automóveis em calçadas e demais locais proibidos, subornos ou tentativas de suborno, o uso do celular ao volante ou, até mesmo, a entrega de atestados médicos falsos a fim de abonar uma falta ao trabalho. “O profissional diferenciado é aquele que alia competência e integridade”, ressalta. Por fim, o palestrante resume a fórmula para o êxito na carreira com a palavra “sorte”: solução, organização, regularidade, tolerância e esforço extra.
MAIS DE CINCO MILHÕES DENTRO DA BOLSA - Até 2012, o número de investidores na Bolsa de Valores deverá ser dez vezes maior do que hoje. Atualmente, são pouco mais de 560 mil acionistas no Brasil (cerca de 0,3% da população), proporção muito inferior aos países desenvolvidos. Para chegar aos cinco milhões e meio de investidores projetados, a economia brasileira deve continuar com sua política de redução de juros, expandir os créditos e manter o câmbio flutuante. A aposta em um Brasil protagonista no cenário mundial é de Vinicius Cassol da Silveira, operador da bolsa de valores, que explicou didaticamente as características do mercado acionário nacional. “Hoje, quem move a economia mundial são os países emergentes e o Brasil, com 200 bilhões de dólares de reserva, tem atraído investimentos externos”, comenta.
SEMANA CHEIA - A Semana Acadêmica da Administração da ULBRA segue nessa quarta-feira à noite com um painel sobre empreendedorismo, organizado pelo SEBRAE. Na quinta-feira, também à noite, ocorre o Ciclo de Debates em Administração (CIDEAD), evento promovido anualmente pelo CRA/RS. Em 2009, a convidada é a consultora de empresas e doutoranda em Engenharia de Produção e Qualidade, Patrícia Santos, que vem falar sobre Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Negócios. No sábado, a Semana Acadêmica chega ao seu final com uma atividade ao ar livre. Alunos e professores irão até a Fazenda Sonho Meu, em Canela, participar de um Outdoor Training. A convite da União Européia, alunos e professores também vão acompanhar o Congresso Internacional de Cooperação, realizado na FIERGS amanhã e quinta-feira nos turnos da manhã e tarde. Mais informações sobre Semana Acadêmica pelo (51) 3477.9126 ou pelo mail secadministracao@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas