Semana da Enfermagem
Semana Acadêmica da Enfermagem discute políticas públicas
Semana Acadêmica discute políticas públicas
Iniciou, hoje, 13.05, na ULBRA Canoas a Semana Acadêmica do curso de Enfermagem com o tema Políticas Públicas: a Enfermagem Reconhecendo o seu Papel. O evento que acontece até esta terça-feira, 14.05, integra a 7ª Semana de Enfermagem de Canoas e o 3° Encontro de Atenção Primária à Saúde, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde, e realizado em parceria com a Prefeitura e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).
Na cerimônia de abertura, a coordenadora do curso na ULBRA, Daniela Schneider, explicou que a Semana tem o objetivo de propor a discussão sobre as atividades desenvolvidas por enfermeiros, auxiliares e técnicos e destacou a participação de representantes de entidades e órgãos de classe durante a programação do encontro. Representando o prefeito de Canoas Jairo Jorge, a secretária adjunta de Saúde, Ana Boll, destacou a união do poder público, sindicatos, conselhos representativos e acadêmicos com a proposta de debater políticas para Saúde Pública.
Já opresidente do Coren-RS, Ricardo Ribeiro, ressaltou a importância de se oferecer qualificação constante aos profissionais de Enfermagem. O diretor geral da ULBRA Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, argumentou que é preciso discutir políticas que valorizem a Saúde e os profissionais da área e, a Universidade, através dos cursos, é parceira das entidades representativas e dos órgãos do governo para esse debate.
A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Teresinha Valduga, ressaltou que conhecimento e tecnologia são fundamentais, mas não se tem atendimento qualificado sem ética e humanização.
Também compuseram a mesa de abertura do encontro os presidentes da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (FESSERGS), Milton Kempfel; do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS), Nelci Dias; do SindiSaúde-RS, Gilmar França; do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein; e o vereador Ayrton Souza.
Programação
Na programação há espaço para apresentação de pôsteres, além da realização de palestras e minicursos que discutem a Rede de Atenção Psicossocial, a Rede Cegonha, o Papel da Universidade e as Políticas Públicas para a Enfermagem.
No segundo dia, uma simulação de acidente com múltiplas vítimas no campus da ULBRA que contará com o apoio das equipes da Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros de Canoas. A enfermeira chefe do Hospital de Santa Maria, Soeli Terezinha Guerra, que coordenou as equipes de atendimento no caso do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, participará do encontro.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.ulbra.br/enfermagem ou com a coordenação do curso no telefone (51) 3477.9237 ou ainda pelo e-mail enfermagem.canoas@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024