Valdemar Sjlender
Pertencimento, Acolhimento e Corresponsabilidade
Novo diretor aborda os desafios e o papel da ULBRA em Manaus
Um rito religioso marcou a posse do novo diretor do Centro Universitário Luterano de Manaus, no sábado de 4 de maio. A cerimônia conduziu o pastor e professor Valdemar Sjlender à diretoria geral do campus, no Estado do Amazonas. A solenidade acontece toda vez que um pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) assume um chamado especial. Neste caso, numa função administrativa da Universidade.
É o diretor Valdemar que nos fala agora sobre os desafios e o papel do CEULM na história e no processo educacional da ULBRA. Para ele, o maior desafio é retomar o crescimento da Unidade e recolocá-la no cenário educacional de Manaus (AM), de acordo com sua capacidade discente. O diretor também apresenta o lema que orienta a comunidade acadêmica local, que é composta por mais de 2,2 mil pessoas. Veja abaixo a entrevista completa.
Qual é o papel que o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM) desempenha nesse momento da história acadêmica?
Como todas as instituições de ensino superior do Brasil, o CEULM|ULBRA também possui um desafio, grande, em nossa sociedade. É fornecer formação técnica de excelência, que contribua para o desenvolvimento regional e nacional, bem como, formar cidadãos éticos e comprometidos com o bem comum; e que construam uma sociedade mais justa, humana e solidária. Aqui em Manaus, pelo ensino presencial e pela educação a Distância, a ULBRA já graduou mais de oito mil egressos e, assim, cumpre seu papel de agente de transformação profissional e social.
Poderia relacionar os principais desafios do Centro Universitário para os próximos anos?
Poderia destacar vários, mas o maior de todos é o de retomar o crescimento da Unidade e recolocá-la no cenário educacional de Manaus. Temos uma infraestrutura que nos permite ter até sete mil alunos dia, por turno, mas estamos muito longe disto. Entendemos que esta retomada passa pelo desempenho no ENADE, pelo reconhecimento de nossos cursos, pela retomada de parcerias e projetos com a comunidade, especialmente com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Há duas semanas, tivemos cinco comissões de reconhecimento do MEC. Dessas avaliações, um curso recebeu conceito 3 e os outros quatro receberam 4, numa escala que vai de 1 a 5, que é nota máxima.
Quantos cursos estão em funcionamento na Unidade nesse momento?
O CEULM oferece vagas no Vestibular em 11 cursos, sendo que temos mais quatro que estão em processo de extinção.
Aproximadamente, qual é o número de pessoas que compreendem a comunidade acadêmica e que estão envolvidos com a rotina do Centro Universitário, semanalmente?
Em Manaus, além do CEULM, temos ainda a Escola Concórdia e um Polo EAD. Se considerarmos o corpo docente, discente, administrativos e terceirizados, temos mais de 2,2 mil pessoas circulando pelo campus, todos os dias.
Qual é o lema orientador do Centro Universitário Luterano de Manaus no seu dia-dia?
Para 2013, elegemos três grandes princípios norteadores, que estão sendo trabalhados ininterruptamente com colaboradores administrativos, coordenadores, docentes, discentes e terceirizados: Pertencimento - eu sou ULBRA Manaus -, Acolhimento - acolher e receber com quem interagimos - e Corresponsabilidade - cada um é responsável pelo sucesso ou insucesso da nossa Unidade. Estes princípios estão sendo internalizados por todos e os resultados estão surgindo, positivamente, a exemplo das últimas avaliações do MEC.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
12
SETRecursos Humanos Campanha do Setembro Amarelo estimula hábitos saudáveis -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes