Relações Internacionais
Novo convênio prevê diversas modalidades de integração
ULBRA firma parceria inédita com universidade francesa
A ULBRA está em constante busca por novas parcerias que viabilizem a internacionalização da Universidade e de seus alunos. Mais um grande passo dessa ideia vem com o convênio firmado junto à Université de Versailles, na França, que possibilitará diversas oportunidades de integração entre as instituições.
Estabelecer relações com diferentes países é uma intenção comum entre ambas as universidades. Foi do professor brasileiro Kleber Pinto da Silva, que leciona em Versailles há 15 anos, a ideia para o convênio. “Comecei a procurar uma universidade que já tivesse um histórico e uma estrutura dinâmica”, conta Kleber. O Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná despertou seu interesse inicial, já que ele é da área de Arquitetura e vislumbrou parcerias entre os departamentos daqui e de lá. Das tratativas, sugiram novas ideias que abrangeram toda a ULBRA. E o convênio foi firmado, prevendo algumas atividades e com a possibilidade de ampliar as iniciativas. “É um acordo guarda-chuva, temos projetos, mas a lista não é exaustiva”, explica Kleber.
De início, estão previstos intercâmbios de graduação, pós-graduação e estágios; cursos em coabilitação, em que o diploma seja válido tanto no Brasil quanto na Europa; integração entre grupos de pesquisa; colóquios e congressos; publicações em comum; reuniões culturais, entre outros. A experiência da ULBRA com o ensino a distância também desperta o interesse de Versailles. “Nessa área, queremos aprender com a ULBRA”, evidencia Kleber.
Nos próximos meses, as ações do convênio serão definidas. Para a assessora de Relações Internacionais da ULBRA, Katia Pozzer, a comunidade acadêmica pode esperar boas novidades. “É uma oportunidade ímpar dentro da política de internacionalização da Universidade”, reflete Katia, que obteve o doutorado na França e atesta a qualidade do ensino do país. Para ela, mais do que uma formação diferenciada, estudar em outro país é uma oportunidade de evoluir em todos os sentidos. “Acredito que o intercâmbio estimula as pessoas a serem mais tolerantes. Conhecendo novas culturas e novas pessoas, se desfaz os medos e preconceitos”, avalia. “Vivemos hoje uma sociedade que é mundializada”, completa Kleber. “As pessoas têm que ser polivalentes, pois uma hora estão aqui, e na outra podem estar em outro lugar do mundo”, conclui o professor.
O convênio foi oficializado na tarde de segunda-feira, 29.04, durante reunião no gabinete da Reitoria da ULBRA. Estiveram presente o reitor da Instituição, Marcos Fernando Ziemer, o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Rieth, o pró-reitor adjunto de Ensino Presencial, Pedro Hernández, o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Tochtrop e o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker, e ainda a assessora de Relações Internacionais, Kátia Pozzer. Representando a universidade francesa, estiveram o professor Kleber Pinto Silva e o diretor do Instituto Tecnológico, Samir Allal.
Convênio começa por Ji-Paraná
A criação de um grupo de pesquisa e dois cursos de aperfeiçoamento e especialização já estão confirmados para 2014, no Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. Este curso dará dupla diplomação para os formandos, reconhecida tanto no Brasil quanto na França (o que vale para toda a Europa).
Tendo em vista uma lacuna do mercado brasileiro, a proposta é formar profissionais em gerenciamento de projeto de imóveis e estruturas urbanas. Um dos cursos terá o perfil administrativo e de gestão, e o outro, de perfil técnico e logístico. “É algo que o mercado brasileiro está precisando. Obras paradas são fruto de falta de profissionais de engenharia civil com uma formação mais ampla”, reflete Kleber.
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes