Conceitos dos cursos
Foco no ensino faz crescer qualidade da graduação
Foco no ensino faz crescer qualidade da graduação
A ULBRA contabiliza boas notícias na nova gestão da Universidade, iniciada em 2009. Em destaque está a qualidade do ensino afirmada pelas comissões de avaliação enviadas pelo Ministério da Educação para fazer a visitação in loco de 132 cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais e a distância, ofertados em 15 campi do Brasil. Estas equipes, compostas por especialistas de reconhecido saber, conceituaram 61,36% dos cursos visitados no Brasil com notas 4 e 5, numa escala de 1 a 5. Dos 80 visitados no Rio Grande do Sul, o desempenho foi de 70%. E na modalidade de educação a distância esta média atinge o máximo – 100%, nos nove cursos visitados.
Das últimas nove visitas realizadas, oito resultaram em conceito 4: Fisioterapia, na ULBRA Santa Maria (RS); Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval, Enfermagem, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, no Centro Universitário Luterano de Manaus (AM); e Biomedicina e Farmácia, no Centro Universitário Luterano de Palmas (TO). O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial, de Manaus, obteve conceito 3.
Aprendizagem efetiva
O processo de reestruturação da ULBRA, focado no ensino, levou a este resultado. Como o professor é decisivo nesse processo, já que está presente na sala de aula, no laboratório e na orientação das práticas nas quais o estudante se envolve no seu processo formativo, a Pró-reitoria Acadêmica está orientando e acompanhando as estratégias que possibilitam aos professores aprofundarem-se nos processos da gestão da aprendizagem. “Nós queremos que nossos alunos tenham de fato uma aprendizagem efetiva”, enfatiza o pró-reitor acadêmico, Ricardo Willy Rieth.
A recente criação da Pró-reitoria Acadêmica tem por objetivo aprofundar a integração entre os três pilares centrais da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. O envolvimento com a pesquisa está proporcionando aos acadêmicos, junto com seus orientadores, a geração do conhecimento científico como um produto a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e o desenvolvimento do país. No campo da inovação, o conceito ULBRATECH oportuniza aos docentes e discentes ampliar a construção de um novo modelo no processo ensino-aprendizagem. E as atividades de extensão estão associadas a esse processo, pois por meio delas a comunidade acadêmica também avança no conhecimento, gerando resultados para que a engrenagem do desenvolvimento não pare.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas