Fome de Ler
4º Seminário Regional discute Políticas de Leitura na ULBRA
4º Seminário Regional discute Políticas de Leitura na ULBRA
O Dia Nacional do Livro, 18.04, foi marcado pela realização do 4º Seminário Regional de Políticas de Leitura na ULBRA Canoas. O evento abre as atividades do Programa Fome de Ler 2013, proposta da Diretoria de Extensão da Universidade, em parceria com municípios do Estado. O encontro teve a participação de professores, escritores e autoridades das cidades que integram o projeto.
Na abertura do Seminário, a secretária adjunta de Educação de Canoas, Romi Leffa Cardoso, lembrou que o município é parceiro do Fome de Ler desde 2010. Este ano todas as 42 escolas de ensino fundamental da rede municipal passam a fazer parte do projeto. Romi destacou ainda que está sendo realizada a qualificação de educadores da rede municipal de ensino infantil que também deverá se integrar à proposta. A secretária adjunta de Cultura, Isabel Poggetti, salientou a importância do Programa para o desenvolvimento dos estudantes.
O diretor do campus da ULBRA Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, ressaltou que é através da leitura que se perpassa os séculos, pois são os livros que contam a história e representam parte da cultura das comunidades. Já o diretor de Extensão da Universidade, professor Gustavo Becker, lembrou que o Programa Fome de Ler traz para a Instituição a sensação de estar cumprindo seu principal papel, o de compartilhar o conhecimento com a comunidade em que está inserida. “É nossa maneira de contribuir para transformar nossa sociedade para melhor”, argumentou o professor.
Os escritores e suas experiências
A coordenadora do Programa, professora Ângela Rolla, falou sobre o cronograma de atividades para 2013, ressaltando a participação das escolas da Rede ULBRA e dos municípios já inscritos. Ao abrir o painel de debates, a professora apresentou os escritores palestrantes.
Maria Eunice Barbieri falou sobre o Livro Infantil, Hermes Bernardes Júnior, que palestrou no Seminário em 2012, contou Como é ser escritor do Programa, e o canoense Henrique Martins de Freitas falou sobre Um autor estreante e suas expectativas.
Este ano o Fome de Ler agrega obras de 31 autores e as escolas selecionam estas obras de acordo com o perfil de seus alunos. Mais informações sobre como participar da proposta podem ser obtidas no site www.ulbra.br/fome-de-ler.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras