Veterinário deve ser generalista
A Medicina Veterinária segue na elite das profissões com espaço no mercado e com futuro bastante promissor. Um dos motivos é a produção de alimentos, uma prioridade em nível mundial, segundo o coordenador do curso na ULBRA, Victor Hermes Ceresér. Ele completa afirmando que o Brasil está na direção de se tornar um dos grandes produtores de alimentos e, neste cenário, o papel do médico veterinário será importante.
Pesquisador, mestre em Parasitologia Veterinária pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade de Múrcia, na Espanha, Victor defende a formação generalista para os médicos veterinários. Para ele, que desde 2006 coordena a graduação na ULBRA Canoas, além de gostar e respeitar os animais e defendê-los como seres da natureza em todos os seus aspectos, o veterinário deve dominar todas as áreas da profissão e buscar constante atualização através da educação continuada.
"A atuação técnica e cientificamente embasada dá ao profissional sensibilidade para atender às necessidades da sociedade em que atua", afirma o coordenador.
Ceresér chegou à ULBRA em 1994 para ministrar a disciplina de Parasitologia. Não tinha muita experiência como professor, vinha de função administrativa no Instituto de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor, onde foi pesquisador, chefe da equipe de parasitologistas, diretor administrativo e diretor geral. O curso estava sendo implantado. Foi convidado a participar da organização do laboratório de parasitologia e em 1999 assumiu como assessor da direção do curso.
Para a coordenação trouxe a experiência dos tempos do Instituto e o estilo "paizão" virou marca registrada. Para ele é gratificante o contato com os alunos. "É como uma relação de pai e filho, o sentimento é praticamente o mesmo, a atenção, o carinho e a responsabilidade", diz. Para o coordenador Ceresér cada formatura dói como uma despedida, mas ao mesmo tempo é motivo de orgulho por ver os "filhos" conquistando vitórias.
"Aqui as portas estão sempre abertas", afirma o coordenador que tem sempre um bom papo pra levar com os alunos.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas