Lêda Antunes
Coordenadora da Optometria se aposenta e deixa ULBRA Canoas
Coordenadora da Optometria se aposenta e deixa ULBRA Canoas
A coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Optometria da ULBRA Canoas, Lêda Maria Pinto Antunes, está deixando a Universidade após 16 anos de dedicação à coordenação do curso. Lêda, que é médica oftalmologista, se desliga em função de sua aposentadoria, regressando ao Rio de Janeiro, sua terra natal.
Nos anos 1980, a professora trabalhou para o Governo Português na Ásia, atuando na China, Macau, Hong Kong e Singapura. Já na década de 1990, Lêda fez mestrado em Saúde Pública e Epidemiologia pela Universidade Johns Hopkins, Baltimore, Maryland nos Estados Unidos. Em 1994, a professora foi convidada a trabalhar na Universidade Interamericana de Porto Rico, Escola de Optometria, sendo a primeira oftalmologista a desenvolver pesquisa com a Optometria naquela região; logo depois foi convidada a coordenar e ajudar a implantar o curso na ULBRA. O curso Superior de Tecnologia em Optometria da Universidade iniciou em 1997 sendo reconhecido pelo MEC.
De acordo com a professora Lêda, foram desenvolvidas ao longo desses anos importantes ações de atenção primária à saúde junto à comunidade. “A Clínica Escola de Optometria atendeu aproximadamente 12 mil pessoas”, ressalta. Além disso, foram desenvolvidas parcerias com escolas, empresas e entidades.
Segundo a professora, a ULBRA formou alunos de vários estados do Brasil que hoje atuam em suas comunidades na área da saúde visual primária buscando a prevenção. Na opinião de Lêda, o Brasil é um país que necessita deste profissional, a exemplo de muitos outros onde a Optometria é altamente reconhecia sendo uma profissão centenária nos Estados Unidos.
Lêda diz que a Optometria foi amor à primeira vista, e leva boas lembranças da ULBRA e do Rio Grande do Sul, onde fez bons amigos.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras