Comunicação Social
A imprensa relata seu trabalho na tragédia da Kiss
ULBRA recebe profissionais que estiveram em Santa Maria
A aula inaugural dos cursos de Comunicação Social da ULBRA Canoas lotou o auditório 130, na noite de quarta-feira, 20.03. Com o tema O Papel do Comunicador no Caso de Santa Maria, a iniciativa teve o propósito de promover um bate-papo sobre a função do profissional de Comunicação nos diversos aspectos que envolvem uma tragédia de grande porte, como o caso da boate Kiss, em Santa Maria.
Para o evento foram convidados profissionais de comunicação que acompanharam os acontecimentos após o incêndio que gerou a tragédia. O encontro teve a participação da fotógrafa e do editor-chefe do jornal Zero Hora, respectivamente, Adriana Franciosi e Nilson Vargas, do coordenador de Comunicação Social da Secretaria de Segurança Pública do RS, Antônio Candido e da repórter da ULBRA TV, Eliza Maliszewski.
Com 20 anos de profissão, Adriana Franciosi já fez a cobertura de muitos acontecimentos trágicos, mas o de Santa Maria foi o de maior dimensão. “Passei quatros dias praticamente sem dormir, tamanho foi volume de trabalho. Além das entrevistas coletivas com autoridades, tive que cobrir velórios, enterros e depois ainda acompanhar de perto a dor das famílias envolvidas. Impossível não se envolver emocionalmente. Após um dia de trabalho, mesmo cansada não tinha sono”, observou.
Graduada em Jornalismo há apenas dois anos, a repórter da ULBRA TV, Eliza Maliszewski, enfrentou seu maior desafio ao viajar para Santa Maria. “Chegamos lá apenas no domingo à noite. Na minha equipe ninguém conhecia a cidade. Felizmente no caminho encontramos um voluntário que nos ajudou muito. Vi jornalistas de todo o Brasil e de um modo geral a imprensa se auxiliava. Tive que acompanhar velório coletivo, enterros e entrevistas. Foi muita correria, pois tive que fazer de tudo”, salientou Eliza.
Já para Antônio Cândido, o objetivo principal foi mostrar de forma bem clara a ação do Estado no episódio da Kiss. “Desde o princípio nossa tarefa foi informar as ações oficiais, para que a população e a opinião pública pudessem tomar conhecimento da mobilização que existia. Informamos que houve a mobilização do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Polícia Civil, etc. Após, organizamos as informações e o contato com a imprensa. Repassamos os materiais informativos para todos, sem privilegiar ninguém”, destacou.
Um dos palestrantes convidados, o editor-chefe do jornal Zero Hora, Nilson Vargas, falou sobre como foi a experiência de tomar as primeiras decisões no momento em que chegou ao local do incêndio. “Eu estava em Santa Maria visitando minha família e fui acordado de madrugada por uma colega da ZH que estava de plantão em Porto Alegre. Fui até a boate, que fica próximo de onde eu estava, verificar a situação e a partir de então parece que ainda não saí de lá”, contou.
Para o jornalista este é um fato que ainda vai ser acompanhado por muito tempo. “Fizemos nossa obrigação de informar, mas precisamos ainda contar os desdobramentos, como está o inquérito, quais os resultados”, ressaltou o jornalista.
Para a professora coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, Lisiane Nunes, o tema escolhido para a aula inaugural dos cursos de Comunicação Social da ULBRA Canoas chama a atenção, principalmente do público jovem. Segundo a professora, a intenção do debate foi mostrar aos alunos como se dá a atuação dos profissionais em situações como a do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria.
Tags
Notícias relacionadas
-
21
JUNComunicação Diretor da Ulbra TV publica artigo sobre fake news na coletiva.net -
27
FEVUlbra TV Diretor da Ulbra TV foca na gestão executiva internacional -
31
MARUlbra TV Ulbra TV estreia nova grade de programação dia 3 de abril -
31
MARUlbra TV Preliminar, com Reche, é a nova aposta da Ulbra TV na faixa vespertina
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes