Engenharia de Produção
Seminário debate o pensamento sistêmico na produção
Especialistas palestraram sobre a metodologia
Com o tema O Pensamento Sistêmico e os Engenheiros de Produção do Futuro, os cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia de Produção da Universidade realizaram o 3º Seminário na manhã de sábado, 23.03, na ULBRA Canoas.
Para mostrar aos alunos como o pensamento sistêmico pode interagir na área da produção, o evento promoveu palestras com especialistas no assunto, além de abordar práticas usadas na empresa Stihl, ícone em aplicação de tecnologia no Rio Grande do Sul. Com 23 anos de atuação na unidade de São Leopoldo, o palestrante Julio Rios mostrou o que a empresa faz para incrementar a capacitação dosfuncionários, como forma de viabilizar a fabricação de produtos. O vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE- RS), Alexandre Wollmann, prestigiou o encontro, mostrou a preocupação da entidade na integração com a sociedade civil, através da criação do portal "Conexões Engenharia". Coube ao professor Marcelo Cabeda fazer uma reflexão sobre as necessidades do mercado e as oportunidades daí decorrentes.
Estudioso no assunto, o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unisinos, Daniel Lacerda, palestrou no final da manhã, destacando que o Pensamento Sistêmico serve como base de raciocínio para qualquer projeto a ser executado. Ele mostrou de que maneira a linguagem sistêmicapode ser compreendida e como se estruturam os sistemas. “Essa metodologia consiste na capacidade de avaliar as decisões no tempo e no espaço. É necessário termos a aptidão de avaliarmos nossas decisões no presente, mas com uma perspectiva para o futuro, não dividindo e/ou simplificando a realidade, mas entendendo-a de maneira complexa”, explicou. O especialista ainda fez um elogio para a Universidade. “Parabenizo a iniciativa da Engenharia de Produção da ULBRA em realizar um seminário que aborda um tema tão importante. Na Unisinos ainda não fizemos algo parecido”, finalizou Daniel.
O seminário ainda teve uma apresentação dos alunos de graduação da Engenharia de Produção, Wagner Simões, Rafael Strack e Jose Luis de Campos, que mostraram um trabalho de aplicação prática em uma empresa, na qual destacava a importância da matemática como ferramenta para a obtenção de resultados positivos, bem como das alunas Lilian Andrielle de Souza e Tuanna Emerin, que apresentaram o projeto do Núcleo Acadêmico da Engenharia da Produção.
Na avaliação dos professores e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção, Rubens Gehlen e Flavio Monteggia Sá, respectivamente, o seminário foi proveitoso e obteve uma excelente oportunidade de integração entre entidades, profissionais e acadêmicos da área.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024