Recepção aos Calouros
ULBRA Canoas recebe palestrante com auditório lotado
ULBRA Canoas recebe palestrante com auditório lotado
Para começar a vida acadêmica com a inspiração de uma história de sucesso, os novos estudantes da ULBRA Canoas participaram da Recepção aos Calouros, realizada na noite de quarta-feira, 13.03. No auditório 220 do prédio 1, cerca de 700 alunos assistiram à palestra Não Perca a Chance de Saber o que Fez para Chegar aos 28 anos de Praia do empresário Gustavo “Guga” Schifino, criador da rede de lojas Trópico e presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL). Durante o evento, que teve acompanhamento de um tradutor intérprete de LIBRAS, o reitor Marcos Fernando Ziemer, deu às boas-vindas aos calouros e salientou que neste ano a Universidade recebeu em todo o Brasil 7 mil novos alunos no ensino presencial e outros 4 mil na modalidade educação a distância (EAD). “Durante a trajetória acadêmica vocês devem fazer o que gostam, cultivar bons relacionamentos, ter competência, planejamento e ética”, aconselhou o reitor.
A abertura do evento, que contou com o apoio IEL/FIERGS (responsável por trazer o palestrante à Universidade), ficou a cargo do jornalista e comunicador da rádio Pop Rock, Fernando “Perdigão” Queiroz. Ele enfatizou aos calouros que esse momento representa para eles uma nova caminhada e um novo desafio. Após, foi apresentado um vídeo institucional da ULBRA, destacando os 40 anos da Instituição. O diretor da ULBRA Canoas, Erivaldo Diniz de Britto, ressaltou que é por causa dos alunos que a Universidade tem a obrigação de desempenhar seu trabalho cada vez mais com responsabilidade e compromisso.
Com uma mensagem reflexiva, o pró-reitor Acadêmico, Ricardo Rieth, falou de liberdade. “A liberdade é buscada através da verdade. Temos que agradecer o privilégio de estarmos vivos”, relembrando alunos do campus de Santa Maria que morreram na tragédia da boate Kiss. Ainda estava presente ao evento o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Tochtrop.
No momento mais aguardado da noite, o palestrante "Guga" Schifino ressaltou que em sua trajetória profissional aprendeu que valor é algo que não se negocia. “É muito bacana voltar como inspiração no sentido de que é possível fazer. Empreender não é só para quem tem sobrenome ou dinheiro para investir”, afirmou Schifino, que começou a trabalhar aos 13 anos, vendendo doces.
Aos 19 anos, Guga já havia comprado a primeira loja Trópico, que hoje é a líder do segmento surf, skate e moda, com 22 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O convidado deixou uma mensagem reflexiva aos novos alunos. “É preciso ter atitude, força de vontade, perseverança. Não é bom para o crescimento individual que a pessoa tenha tudo de mão beijada, as coisas devem ser batalhadas”, falou Guga.
A lição de empreender para crescer no mercado ficará para o calouro Fabiano de Moraes, aluno da Química, que afirma ter um negócio próprio. “Tudo depende da boa vontade e do empenho”, refletiu. Seu colega, Thiago Leão, pretende seguir a carreira como docente, mas também tomou como exemplo a trajetória de Gustavo. “O empenho durante a faculdade é o que faz a diferença para os profissionais. Tudo depende da dedicação de cada um.” Matheus Franck, também presente no evento, está se adaptando à nova rotina acadêmica. “É tudo muito diferente em relação ao ensino médio. Tem que estudar mais, mas estou me adaptando. Está sendo bem legal”, concluiu Matheus.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas