Tawni Oyarzabal Dornelles
Acadêmico de Ciências Biológicas volta de intercâmbio
Acadêmico de Ciências Biológicas volta de intercâmbio
Um ano de muito estudo na Austrália. Assim foi 2012 para o aluno do curso de Ciências Biológicas da ULBRA Canoas, Tawni Oyarzabal. O estudante que cursou disciplinas na Universidade de Adelaide, através da Graduação Sanduíche que faz parte do Programa Ciência sem Fronteiras da Capes/CNPq,voltou ao Brasil no início de fevereiro. Ele foi o primeiro selecionado pelo projeto na ULBRA. Este ano ele pretende se dedicar ao trabalho de conclusão de curso e ao estágio.
Tawni conta que a oportunidade de estudar no exterior foi bastante importante para enriquecer o currículo e ter contato com novas culturas, conhecendo visões diferentes sobre o mundo. Ele destaca ainda que esta é uma possibilidade de se ampliar a rede de contatos profissionais. “A troca de informações é bastante interessante. Como brasileiro, também pude mostrar que nosso país não é só festa como a maioria das pessoas de fora pensa”, lembra.
O estudante cursou nove disciplinas entre fevereiro e novembro de 2012. “Lá é diferente. As matérias são bem mais focadas, pois a formação é específica em cada área. Fiz disciplinas de diferentes cursos ligados à Biologia”, explica. Após o término das aulas na Universidade de Adelaide, a bolsa de um ano ainda garantia a estada do aluno na Austrália até o início de fevereiro de 2013. “Já que tinha que usar todo o período, aproveitei para aprofundar os conhecimentos com curso de Inglês”, ressalta.
Para o futuro, Tawni pretende seguir a vida acadêmica na pós-graduação. “Minha intenção é fazer mestrado na área de biotecnologia vegetal e tentar uma qualificação de doutorado fora do País”, planeja.
O programa Ciência Sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal, lançada em parceria com instituições de ensino superior, com o objetivo de levar alunos ao exterior com a intenção de aperfeiçoar a formação, estimular competências e habilidades e auxiliar no desenvolvimento científico e tecnológico.
Alunos interessados em participar da seleção para o programa Ciência sem Fronteira podem entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa no telefone (51) 3477.9196 ou obter mais informações no site www.ulbra.br/pesquisa.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes