2º Simpósio PPGBIOSAÚDE
Semana foi de debates no Simpósio do PPGBIOSAÚDE
Encontro reuniu pesquisadores e estudantes na ULBRA Canoas
Encerrou-se na quinta-feira, 10.01, o 2º Simpósio em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBIOSAÚDE) da ULBRA Canoas. Foram quatro dias de palestras e debates sobre Evolução Humana, Genética de Doenças Humanas, Bioética e Biossegurança e a Caracterização Molecular de Microorganismos.
Na primeira noite do evento os participantes assistiram a um vídeo sobre o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional, apresentado e discutido pela professora e integrante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS, Laura Banach Jardim. Após, a pesquisadora da UFRGS, Maria Cátira Bortolini, falou sobre Vestígios do Passado: A Evolução Humana contada através dos Marcadores Genéticos.
Na terça-feira, 08.01, a professora da ULBRA e da UFRGS, Themis Reverbel da Silveira, falou sobre Doença Celíaca e seus Componentes Genético e Ambiental. Também professora da UFRGS, Ida Schwartz palestrou sobre A doença de Gaucher como Modelo para Tratamento de Doenças Genéticas. A pesquisadora da ULBRA, Andréa Regner apresentou estudo sobre Alterações Celulares em Doenças Críticas.
Já no terceiro dia do evento, 09.01, o tema tratado foi Biotecnologia e Biossegurança. A primeira palestra, Ética na Pesquisa e a Nova Legislação Brasileira para Controle da Experimentação Animal, foi ministrada pela pesquisadora da PUCRS, Luisa Macedo de Braga. A professora da UFRGS, Maria Helena Zanettini, falou sobre Biotecnologia e Biossegurança: Porque Plantas Transgênicas são Reguladas, e a coordenadora do PPGBIOSAÚDE da ULBRA, Nance Beyer Nardi, encerrou as palestras do dia falando sobre Ética na Ciência.
O último dia do Simpósio teve a participação da pesquisadora do LACEN/RS, Tatiana Schäffer Gregianini, que apresentou estudo sobre a Prevalência de Metapneumovírus Humano em Amostras Suspeitas de Influenza H1N1 pdm09’ no RS. HIV: De Onde Veio e Para Onde Vai? foi o tema apresentado pelo doutorando da UFRGS, Dennis Maletich Junqueira. O professor da ULBRA, Nilo Ikuta, encerrou o evento com a apresentação dos estudos sobre Caracterização Molecular de Influenza H1N1 pdm09’ Resistentes a Inibidores de Neuramimidase no Brasil.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024