Conquistando o mundo
Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril
Estudante que está na Espanha conta sua experiência fora do país

A primeira parada para quem quer conquistar o mundo é a Ulbra. As inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PMAI) da Universidade Luterana do Brasil estão abertas até o dia 10 de abril. Ao todo, a Instituição oferece possibilidade de Intercâmbio em 50 universidades de 20 países, tanto na modalidade de estudos, quanto para estágios.
O programa é aberto para alunos de qualquer curso de graduação da Ulbra, em todas as áreas do conhecimento. Para poder participar, o estudante deve preencher alguns requisitos, como ter completado uma determinada porcentagem do curso ou estar nos últimos semestres (o que varia de acordo com a modalidade escolhida), não possuir pendências financeiras com a Instituição, ter um coeficiente de desempenho acadêmico igual ou superior a 7,0 e comprovar proficiência no idioma exigido pela universidade anfitriã.
Interessados devem consultar o edital e fazer sua inscrição pelo site da Ulbra. Também é possível conversar diretamente com a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade no saguão do prédio 1 do campus Canoas, ou pelo e-mail intercambio@ulbra.br.
Para o diretor de Relações Internacionais da Ulbra, professor Antônio Costa, um intercâmbio é muito mais do que uma experiência acadêmica. "Entre os inúmeros benefícios, destaco as possibilidades de desenvolver habilidades linguísticas, ampliar a visão de mundo e perspectivas culturais e desenvolver habilidades de adaptação e resiliência", explica o professor.
Novas experiências em um novo país
Para a aluna Manuela Paczko Bozko Cecchini, que está estudando temporariamente na Universidad de Córdoba, na Espanha, desenvolver as soft skills tem sido o ponto alto da sua experiência fora do Brasil. "Estou na metade do meu tempo aqui e já me sinto uma pessoa mais responsável, confiante e mais preparada para os problemas que me passam", conta a estudante de Medicina, que não esconde ainda sentir um frio na barriga pela distância.
"É verdade que a ideia de estar sozinha num outro continente e longe da minha família é um pouco assustadora, mas eu acredito que isso não pode me impedir de aproveitar essa oportunidade tão maravilhosa que a minha família e a Ulbra estão me proporcionando", adiciona Manuela.
Ainda segundo o professor, participar de um intercâmbio colabora para tornar o currículo profissional dos estudantes ainda mais atrativo. "Pode ser um diferencial significativo no mercado de trabalho, demonstrando flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de lidar com desafios globais", destaca Costa.
Esse é um dos fatores que mais despertaram o interesse da intercambista. Manuela conta que, apesar da rotina ser diferente da que costuma viver em casa, está aproveitando a oportunidade para conhecer lugares, pessoas e novos aprendizados. "Tudo o que estou fazendo e aprendendo está abrindo os meus olhos para as inúmeras possibilidades que eu posso seguir. É muito positivo que com esse intercâmbio da Ulbra eu vou conseguir aproveitar as cadeiras que fiz no exterior para continuar com a minha turma do Brasil", conclui a estudante.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
21
JULIntercâmbio Laboratório de Anatomia recebe coordenador de Ciência Mortuária do Texas -
28
ABRGente da Ulbra Aluna de Medicina realiza o mesmo intercâmbio que a irmã 10 anos depois
Últimas notícias
-
05
ABRGestão Novo diretor da Ulbra Porto Alegre é apresentado na Cerimônia do Jaleco -
04
ABRFormação para o futuro Ulbra dá início ao programa de formação de novos programadores -
03
ABRVisita institucional Diretoria da Ulbra se reúne com governador Eduardo Leite no Piratini -
03
ABRMaior abrigo do RS Ulbra recebe troféu de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul