História e reflexão
Culto especial celebra os 40 anos do curso de Enfermagem da Ulbra Canoas
Cerimônia reuniu personagens históricos na Capela do campus

Em comemoração aos 40 anos do curso de Enfermagem, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) realizou, nesta segunda-feira (24/3) um culto especial na Capela do campus Canoas. A cerimônia reuniu professores, alunos e egressos do curso para um momento de reflexão e gratidão pela trajetória e contribuição para a formação de enfermeiros ao longo das últimas quatro décadas.
O evento faz parte das celebrações do aniversário do curso, que iniciaram na última quinta-feira (20/3), com uma homenagem na Câmara de Vereadores de Canoas, e seguem até o mês de maio. Para o capelão da Ulbra Canoas, pastor André Tavares Cardoso, o momento celebra a transformação de vidas. "Vidas daqueles que se formaram enfermeiros e enfermeiras e, por meio dessa formação, tiveram suas vidas profissionais transformadas e alavancadas, além das vidas das pessoas que foram e ainda serão atendidas por esses. A Ulbra tem muito orgulho de fazer parte da formação desses profissionais que são agentes de mudança e de saúde na vida de muitas pessoas", relata Cardoso.
A coordenadora do curso, Priscila Fogaça, destacou o culto como um momento de uma troca ainda mais próxima para com os alunos do que já é em sala de aula. "Nós costumamos dizer para os nossos alunos que a gente aprende com eles assim como a gente ensina. E, nessa troca de aprendizado, vamos transformando realidades. E eles vão transformar as realidades das pessoas que eles vão cuidar lá na frente. Isso é a enfermagem. Isso é o que o nosso curso representa para nós. Essa é a nossa história de 40 anos", contou a professora.
Essa história foi revisitada com carinho para a celebração, que contou ainda com a presença de personagens importantes na história do curso. Uma das coordenadoras mais longevas do curso, Flavia Hentschel ocupou o cargo entre 1997 e 2007, e se emocionou durante a cerimônia. "Se nós formos buscar as lembranças da nossa vida estudantil, profissional, em atividade, eu gostaria que eles fossem tão felizes como eu fui. Eu tive espaços, ocupei esses espaços e dei tudo o que foi possível do meu conhecimento e da minha capacidade, tendo aprendido muito também com os meus alunos, com os meus colegas e com os pacientes", refletiu Flavia.
O curso de Enfermagem da Ulbra Canoas teve sua primeira aula em 1º de março de 1985, dando início a uma trajetória dedicada ao cuidado e à valorização da vida. Desde então, sua missão tem ido além da transmissão de conhecimentos técnicos, formando enfermeiros com visão humanista e preparados para atuar com competência em diversos contextos de saúde. Com 1.800 profissionais já graduados e 170 estudantes atualmente matriculados, o curso continua a preparar gerações de enfermeiros que fazem a diferença na vida da comunidade.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
05
ABRGestão Novo diretor da Ulbra Porto Alegre é apresentado na Cerimônia do Jaleco -
04
ABRFormação para o futuro Ulbra dá início ao programa de formação de novos programadores -
03
ABRVisita institucional Diretoria da Ulbra se reúne com governador Eduardo Leite no Piratini -
03
ABRMaior abrigo do RS Ulbra recebe troféu de Embaixador da Reconstrução do Rio Grande do Sul
Últimas notícias
-
31
MARInspiração Atendimento de qualidade na Ulbra é tema de palestra de Fábio Dantas -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
26
MARCONVÊNIOS CORPORATIVOS Ulbra firma parceria com Lojas Lebes